Compreender o seu biótipo/somatótipo pode ser a chave para otimizar os resultados do seu treino, pois cada tipo de corpo responde melhor a diferentes abordagens de exercício e dieta.

 

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

Com a colaboração especial da Dra Tayrine Filgueira. Personal Trainer com doutoramento em Biologia Aplicada à Saúde

O termo biótipo tem origem na Biologia e refere-se ao conjunto de características físicas e genéticas de um indivíduo, incluindo não só a constituição corporal, mas também o metabolismo, temperamento e resposta a estímulos ambientais, as quais podem influenciar no sucesso de um atleta num determinado desporto.

Apesar de diversos fatores influenciarem o desempenho dos atletas, muitos desportos demandam um tamanho e uma forma corporal específicos – biótipos – para alcançar o mais alto nível de competição (Norton e Olds, 2001). Nessa perspetiva, os atletas costumam especializar-se em modalidades desportivas que estejam em harmonia com sua estrutura corporal (Foley et al., 1989).

Já o termo somatótipo é uma classificação específica da constituição física baseada na teoria desenvolvida por William H. Sheldon, na década de 1940. Essa classificação divide o corpo em três principais categorias: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo.

A diferença entre biótipo e somatótipo está principalmente no contexto em que esses termos são aplicados. O somatótipo é mais usado na educação física, no desporto e na nutrição, para ajudar a entender como o corpo responde a diferentes tipos de treinos e dietas, além de ser utilizado para ajustar rotinas de exercícios e alimentação de acordo com o tipo de corpo da pessoa.

QUAL É O SEU SOMATÓTIPO?

O ECTOMORFO tem uma estrutura corporal naturalmente magra, com dificuldade em ganhar peso e massa muscular, mesmo com uma alimentação rica em calorias. Tende a ter membros longos, pouca gordura corporal e um metabolismo acelerado, o que facilita a perda de peso.

O MESOMORFO possui um corpo naturalmente atlético, com facilidade tanto para ganhar massa muscular quanto para queimar gordura. Caracteriza-se por uma estrutura óssea média, ombros largos, cintura fina e um metabolismo equilibrado, o que permite que tenha uma aparência tonificada sem grande esforço.

O ENDOMORFO tem uma estrutura corporal com tendência de braços e pernas curtas e anca arredondados, além de uma maior predisposição a acumular gordura, especialmente na região abdominal. Geralmente, apresenta um metabolismo mais lento, o que pode dificultar a perda de peso, mas tem uma facilidade relativa para ganhar massa muscular.

Leia o artigo completo na edição de outubro 2024 (nº 353)