Mente sã em corpo são! Benefícios do exercício físico na saúde mental

Se vive cansado e sente a cabeça sempre a mil, está na altura de sair desse ciclo. Sabia que o exercício físico é o melhor remédio para a sua saúde mental?

 

Pela Prof.ª Ana Andrade, Doutoranda em Atividade Física e Saúde, pela Universidade Lusófona de Lisboa (ULHT). Mestre em Exercício e Bem-Estar, ULHT Lisboa. Personal Trainer e Group Trainer no Holmes Place Parque das Nações.

 

Os benefícios da prática regular de exercício físico são bem conhecidos para o corpo. Porém, o exercício também é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde mental. Treinar de forma regular ajuda a minimizar situações de ansiedade, depressão ou transtorno do défice de atenção com hiperatividade (TDAH). Para além de também ajudar a reduzir o stress, contribuir para uma melhor qualidade de sono e promover o bom humor. Estimula, ainda, a concentração, o foco e a memória. Basta uma sessão de exercício físico para que se sinta melhor, com mais energia e vitalidade.

Estar ativo diariamente é como um antídoto para o stress causado por esta fase de pandemia. Não necessita de se tornar um aficionado pelo exercício para sentir os seus benefícios ou de treinar a uma intensidade muito elevada. Afinal, independente da sua idade ou condição física, o mais importante é começar a praticar.

O EXERCÍCIO NÃO É SÓ PARA O CORPO!

Vulgarmente associado a melhorias estéticas ou bons desempenhos desportivos, o exercício físico vai muito mais além. Embora, de forma errada, se divida corpo e mente – uma vez que a mente está dentro de um corpo – os benefícios para a saúde mental são quase automáticos.

É inegável o que a sua capacidade aeróbia e de resistência muscular irá ganhar com a prática desportiva; porém, um bom motivo para praticar exercício, de forma frequente, poderá ser apenas pela sensação de bem-estar. Se realizar o exercício de manhã, irá prontamente sentir-se mais enérgico ao longo do dia, assim como mais criativo e focado. Também irá sentir-se mais relaxado, descontraído e, no final do dia, irá certamente dormir melhor.

EXERCÍCIO E ANSIEDADE

Qualquer atividade que faça para se mexer é um tratamento natural e eficaz contra a ansiedade. Ao focar a sua atenção na tarefa, vai minimizar o seu estado de ansiedade. Como? Esteja atento ao “agora” e a todos os sentidos. Por exemplo, se for caminhar, fique atento à sensação do contacto da sapatilha no chão, ao aumento dos batimentos do coração e até à sensação do vento no rosto. Atente ao momento, minimize os pensamentos e as preocupações na sua mente.

Poderá também realizar uma aula de grupo e cantar uma música que goste; ou numa sala de musculação sentir os músculos sob tensão, observar a diferença do seu músculo quando alongado e quando contraído. Quando mais atento estiver no “aqui e agora” mais leveza e calma irá atrair para a sua mente.

Leia o artigo completo na edição de outubro 2021 (nº 319)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here