Associações de doentes, pessoas com a doença, cuidadores e profissionais de saúde juntam-se numa partilha de conhecimento sobre cancro da mama, dia 19 de outubro, no Auditório da AstraZeneca.

Quando se trata do cancro da mama, há muita coisa para dizer, do diagnóstico ao tratamento, passando pelos diferentes tipos da doença, bem como o seu impacto físico e emocional. Estes temas vão estar em destaque no “Dia C: falamos sobre Cancro de mama em Comunidade”, a 19 de outubro, entre as 10h00 e as 17h30, no auditório da AstraZeneca. Uma iniciativa que, a propósito do Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama – Outubro Rosa, convida pessoas com doença, cuidadores, profissionais de saúde e interessados no tema para um espaço de Conhecimento e Cuidado sobre Cancro da Mama, em Comunidade.

Com o apoio das Associações de doentes Careca Power, Evita, Liga Portuguesa contra o Cancro, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Sociedade Portuguesa de Senologia, Sociedade Portuguesa de Genética Humana e a ABC Global Alliance, vai falar-se sobre cancro da mama através de palestras, workshops e debates, numa celebração de força e coragem.

Neste dia, estarão em destaque temas, tais como: “Cancro da Mama: Onde estamos e para onde vamos? – Evolução do diagnóstico, cirurgia e tratamento”; “Cuidar da Mente” e “Cuidar do Corpo”; “O Cancro da Mama não é todo igual: Biomarcadores e Genética”; “A importância da EQUIPA Multidisciplinar no tratamento do doente” e “Como nos podemos unir para um futuro melhor”.

O evento contará com a apresentação e moderação de Ana Filipa Nunes, jornalista, e com a presença de vários expositores que darão a conhecer produtos e serviços destinados a melhorar o bem-estar e qualidade de vida da mulher com cancro de mama, como por exemplo turbantes e lenços, cabeleiras artificiais, sutiãs, próteses para sutiãs e próteses de silicone, produtos de dermo-cosmética, guia de direitos do doente oncológico, entre outros.

“Eventos como o Dia C são fundamentais para apoiar as mulheres com cancro de mama, aumentando o seu acesso à informação e permitindo-lhes conhecer recursos disponíveis para que se sintam mais apoiadas. É uma iniciativa que reúne profissionais de saúde e doentes em torno de um objetivo comum: ajudar a melhorar a jornada da doente com cancro de mama”, refere Miriam Brice, presidente da Associação Careca Power, um dos parceiros da iniciativa.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deve ser feita em https://forms.office.com/e/XneS7QVHuw.