As consultas de check-up dentário são de extrema importância, pois permitem prevenir, detetar e tratar eventuais problemas de saúde oral, desde a infância até à idade sénior.

Artigo da responsabilidade do Dr. Pedro Ferreira Lopes. Médico dentista da Prime Dental Clinic

 

É na consulta de check-up dentário que se faz uma avaliação completa da saúde oral do paciente, sendo verificada a condição geral dos dentes, das gengivas, da existência de doença periodontal ou sinais de desgaste excessivo. É também de grande utilidade a execução de um raio-X panorâmico (ortopantomografia).

No caso de existir algum destes problemas, o dentista irá propor planos de tratamentos adequados, que poderão passar por restaurações (tratamento das cáries), desvitalizações, consulta de higiene oral (destartarização), selantes de fissura para crianças ou adultos propensos a cáries, entre outras.

Nas situações de desgaste excessivo dos dentes, o paciente poderá apresentar bruxismo (ranger dos dentes). Juntamente com o médico dentista, poderá desenvolver estratégias para lidar com este problema, frequentemente causado pelo stress, de forma a poder diminuí-lo.

HARMONIA ESTÉTICA E FUNCIONAL

Durante este check-up, o médico dentista poderá avaliar a necessidade de tratamentos estéticos, como o branqueamento dentário ou a colocação de facetas ou coroas dentárias, para melhorar a aparência do sorris; e estéticos/funcionais, como o tratamento ortodôntico, que poderá ser efetuado com alinhadores transparentes – (praticamente impercetíveis) ou com aparelho fixo (brackets).

Junto do seu médico dentista pode obter informações mais detalhadas sobre estas pções, tendo em consideração uma harmonia estética e funcional. Esta explicação levará a que tome decisões informadas sobre quais os tratamentos estéticos que mais se adequam às suas expetativas.

CONSELHOS DE SAÚDE ORAL

É, igualmente, no decorrer deste check-up dentário que o paciente é informado – ou recordado – da importância do uso adequado do fio dentário, de escovar os dentes regularmente e do impacto da alimentação – moderar o consumo de alimentos açucarados – na saúde oral, destacando a relevância de hábitos saudáveis, como evitar o tabaco.

Poderá ser informado sobre a escolha correta dos produtos de higiene oral que mais se adequam às suas necessidades, como o tipo de escova e de pasta de dentes, de fio dentário ou mesmo de escovilhão. Adotar práticas preventivas e hábitos saudáveis é fundamental para o bem-estar geral da boca.

Se apresentar sintomas como dores na mandibula ou junto ao ouvido, cliques ou limitações de movimento da mesma, o paciente deverá informar o seu médico dentista, pois poderá ter patologia da articulação temporomandibular e, como tal, ser alvo de uma análise mais aprofundada.

GRÁVIDAS E CRIANÇAS

No caso das mulheres que estejam a planear uma gravidez, é de extrema importância informar o médico dentista desta situação, pois uma má saúde oral pode afetar a gestação.

Apesar de os tratamentos dentários de extrema necessidade puderem ser efetuados durante a gestação, o ideal é iniciar a gravidez com a boca saudável. Tendo em conta que, durante a gravidez, a mulher está mais propensa a apresentar gengivite, deverá efetuar consultas de higiene oral, idealmente, a cada 3 meses.

O check-up dentário em crianças é também de extrema relevância, pois apesar de ainda não terem os dentes definitivos, os dentes de leite são muito importantes e uma higiene incorreta ou má condição oral pode levar a adversidades futuras mais complicadas.

Uma primeira consulta, que deve ocorrer assim que os primeiros dentes nasçam, pode ser fundamental na prevenção de problemas orais futuros, garantindo que chega à idade adulta com uma boca saudável, estética e funcional.

Nesta primeira consulta, o especialista começa sempre com a observação de toda a condição oral do bebé. Mesmo quando não existem condições adversas visíveis, podem ser detetadas tendências, como, por exemplo, problemas na respiração ou mastigação.

Outra faceta importante desta consulta é que, no decorrer dela, o médico dentista pode explicar aos pais todo o processo de crescimento dentário pelo qual os filhos vão passar. Quaisquer problemas, soluções e dúvidas adicionais que os pais tenham serão esclarecidos, para além de serem informados das especificidades da higiene oral infantil e da importância do flúor. Estas consultas de check-up devem ser recorrentes, idealmente a cada 6 meses.

APNEIA DO SONO E PACIENTES SENIORES

Sintomas como roncopatia acentuada (ressonar) e sonolência diurna poderão significar que um paciente adulto apresenta apneia do sono. Além de ser uma situação extremamente incomodativa para o/a parceiro/a, é mais limitativa e perigosa para quem tem estes sintomas, pois poderá adormecer a conduzir, a trabalhar, etc.

Na consulta de check-up dentário, será aconselhado a realizar uma consulta de avaliação para apneia do sono. Em casos específicos, o médico dentista poderá sugerir a utilização de dispositivos intraorais, de forma a ajudar a melhorar a qualidade do sono e dos problemas respiratórios relacionados.

Em idades mais avançadas, os cuidados específicos e a eventual necessidade de próteses dentárias poderão ser falados e explicados, com o objetivo de garantir uma boa saúde oral continuada e adaptada às circunstâncias. No caso de ausência dentária, poderão ser utilizados implantes para a colocação de dentes fixos, sendo esta a solução que mais se aproxima da dentição original.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2024 (nº 346)