Não há nada como um sorriso radiante e luminoso, verdade?! Diga adeus aos sorrisos amarelos: o branco é a cor da moda e veio para ficar. Conheça os tratamentos que temos ao dispor.
O branqueamento dentário é um tratamento estético que devolve o branco e a luz ao seu sorriso. E, muito importante, sem lesar nem destruir a superfície do dente. É, portanto, uma técnica segura e eficaz, desde que efetuada por um especialista. Com este tipo de acompanhamento, não só consegue obter melhores resultados, como assegura o controlo de qualidade do tratamento.
TIPOS DE BRANQUEAMENTO
Existem dois tipos de branqueamento dentário:
BRANQUEAMENTO EM CONSULTÓRIO – Este procedimento é realizado em gabinete, pelo médico dentista, e consiste na aplicação de um agente químico concentrado, que incide sobre os dentes. Requer uma única consulta.
BRANQUEAMENTO EM AMBULATÓRIO – Neste caso, o médico fornece o agente químico – sendo que este tem uma concentração menor – juntamente com moldeiras individuais e adaptadas ao paciente. O branqueamento é feito em casa; o médico supervisiona o processo, através de visitas periódicas ao consultório.
COMO MANTER O BRANQUEAMENTO?
É importante ter em conta que o branqueamento dentário não é um tratamento definitivo, tendo uma média de duração de 2 a 3 anos. Mas a boa notícia é que, no final destes anos, não regride à cor inicial.
Para o manter mais tempo, deve ter alguns cuidados. Além de uma boa e minuciosa higiene oral, assim como de fazer o acompanhamento semestral com o seu dentista, é fundamental controlar os hábitos de consumo alimentar, em especial bebidas bastante pigmentadas (por exemplo, café, vinho, chá preto, etc.), assim como monitorizar os hábitos tabágicos (o principal fator de escurecimento dos dentes).
Leia o artigo completo na edição de julho/agosto 2025 (nº 362)