Adeus, dentes tortos… olá, sorriso perfeito!

0

Dentes perfeitos… parece impossível? Na Ortodontia, há verdadeiros milagres e qualquer pessoa pode ficar com um sorriso de modelo. Vamos saber como.

 

1 claudiaArtigo da responsabilidade da Dra. Cláudia Reis, Médica Dentista Ortodontista e Implantologista na Rident Parede

 

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.

Os problemas ortodônticos são, geralmente, oriundos de uma questão genética, ambiental ou uma combinação de ambas. Se os contornos do queixo, ou dentes salientes, forem evidentes, é uma situação genética – estes  elementos são herdados de familiares próximos (por exemplo, pais). Contudo, podem existir adversidades comuns no crescimento que criem a má posição dentária, tais como o hábito de chuchar no dedo até mais tarde, respirar pela boca ou a perda precoce dos dentes de leite.

QUEM PODE BENEFICIAR DE TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS?

Basicamente, qualquer pessoa que necessite de correção pode beneficiar de tratamento ortodôntico.

A primeira consulta de Ortodontia deve acontecer ainda enquanto criança, a partir dos 6-7 anos, quando ocorre a mudança de dentição. Desta forma, logo numa fase inicial é feita uma avaliação, para se analisar se há necessidade de tratamento. Por sua vez, também um adulto pode e deve recorrer a tratamentos ortodônticos, para poder beneficiar da proteção de traumas na gengiva, osso e ligamentos.

E COMO FUNCIONA?

DURAÇÃO – Depende muito da função ou tipo de deformação existente. E não existe uma duração específica para o tratamento a efetuar. Na realidade, poderá levar meses ou anos. A boa notícia é que a média ronda um ano e meio, dois anos.

TRATAMENTO – Após uma análise por parte de um especialista, é definida a melhor solução para si. E se é verdade que estes aparelhos podem provocar algum desconforto, especialmente nas primeiras horas após a sua colocação e devidos ajustes, também é verdade que esse desconforto desaparece rapidamente. Não deixe de ter uma dentição perfeita por causa de um breve incómodo. O resultado ao espelho recompensa…

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESTE TRATAMENTO?

Ter um alinhamento dentário correto vai proporcionar-lhe um equilíbrio estético dentário, oclusal, funcional e facial. O que em linguagem corrente significa:

  •  Irá melhorar a estética da face e do sorriso, aumentando a sua autoestima e integração social;
  •  Irá corrigir o alinhamento dos seus dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas;
  •  Irá aumentar a função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.

Para adquirir mais informações sobre o tratamento de Ortodontia, consulte o seu médico dentista ortodontista, para conselhos e especificações dos tratamentos adequados à sua estrutura.

 

Leia o artigo completo na edição de setembro 2016 (nº 264)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA