“BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence”, exposição que estará patente de 15 de setembro a 16 de outubro na Galeria Óriq 2020, em Lisboa, e que conta com a colaboração das artistas multipremiadas Evija Laivina e Jessica Ledwich, convida a uma reflexão sobre os limites e os riscos ligados à procura da perfeição humana e aos padrões hegemónicos do corpo-norma proposto pelos media, bem como sobre a violência da normatividade estética que traduz e reproduz estruturas já existentes de desigualdade e diferenciação.
A capacidade tecnológica de transformar a biologia – ligada aos avanços na engenharia genética, na farmacologia, na bioengenharia, na cibernética e na nanotecnologia – tem gerado, nos últimos anos, uma ampla variedade de dispositivos de manipulação dos corpos e das principais funções humanas. O mercado das biotecnologias de melhoramento dos seres humanos (estético, cognitivo, sexual, antienvelhecimento, etc.) é um dos mais ativos e rentáveis do mundo e a oferta da indústria do aperfeiçoamento é cada vez mais acessível, mais económica e minimamente invasiva.
A prática de transformar o corpo é uma constante no percurso histórico-cultural humano e evoluiu para uma normalização contemporânea. Inúmeros motivos nos levam a alterar os nossos, sobretudo como possibilidade para a autoexpressão e para a autodeterminação, ou como veículo nos processos de assimilação e pertença. À medida que a ciência progride, também aumentam as possibilidades de projetar os nossos corpos e mentes para além dos limites.
Através da linguagem artística e visual, esta exposição apresenta os resultados do projeto EXCEL – Em busca da Excelência, desenvolvido por um grupo multidisciplinar de investigadores do ICS-UL Instituto de Ciências Sociais e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, coordenado pela Dra Chiara Pussetti, PhD em Antropologia Cultural pela Universidade de Turim, na Itália, e docente no Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa, que durante os últimos 5 anos se tem dedicado a investigar a prática do melhoramento humano em Portugal, abordando temas como as heranças coloniais na indústria da estética, as práticas antienvelhecimento, o melhoramento cognitivo, as manipulações hormonais, a bioética, a medicina cosmética e a cirurgia plástica, a realidade DIY (i.e. faça você mesmo) e o biohacking.
Com curadoria de Chiara Pussetti, “BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence” apresenta, pela primeira vez em Portugal, fotografias da artista letã Evija Laivina e da artista australiana Jessica Ledwich que, pelos seus trabalhos sobre a violência latente nos ideais de beleza, receberam respetivamente o prémio Lens Culture Student Spotlight Portrait Award (2017) e o prémio Fast Track do British Journal of Photography (2021). De Laivina, serão apresentadas imagens das séries fotográficas “Everything is Going to Be Awsome”, “Beauty Warriors” e “Fat Series”. Já Ledwich apresenta fotografias do seu premiado ensaio “Monstruos-feminine”.
Para além do trabalho destas fotógrafas, a exposição apresenta de forma criativa alguns dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo grupo de investigadores do EXCEL e o documentário em curta-metragem Crónicas da Excelência – Nos Labirintos da (im)Perfeição realizado pelo antropólogo visual e realizador Francesco Dragone.
Acontecerão ainda debates, tertúlias e eventos gratuitos e abertos ao público em geral, onde serão abordados os temas centrais do projeto com a presença de investigadores, opinion makers e artistas e intelectuais portugueses e estrangeiros.
A programação completa pode ser conhecida em https://www.excelproject.eu/blog/2022/7/21/agenda-eventos-da-exposio-be-fuing-perfect-the-pursue-of-excellence.
You must be logged in to post a comment.