Ayurveda e a saúde da mulher

0

A saúde feminina requer cuidados e alimentos especiais. A filosofia Ayurveda é uma corrente sensível a estas necessidades e, por isso, ajuda-a a tirar o máximo partido de uma das mais antigas medicinas do mundo.

 

Ayurveda (ou Medicina Ayurvédica) é uma filosofia milenar indiana que oferece uma alternativa para quem quer equilibrar-se e ter uma melhor qualidade de vida. Para os hindus, cada pessoa nasce com determinada constituição física e mental, isto é, tendências próprias, gostos diferentes por alimentos, personalidade e comportamento. É o chamado biótipo, para os ocidentais.

Ayurveda é, também, considerada a ciência médica mais antiga para corpo e mente, com cerca de 5 mil anos.

As três qualidades da Natureza Ayurveda (sattva, rajas e tamas) combinam com os cinco elementos primários do nosso planeta (terra, água, fogo, ar e éter) para constituir os três doshas que gerem a filosofia ayurvédica ou princípios de corpo e mente. São eles Vatta, Pitta e Kapha.

Para saber em qual dosha uma pessoa se encaixa, é necessário que o especialista faça uma série de testes, que passam pela medição do pulso, características físicas e uma série de perguntas. Todas as pessoas são compostas por dois tipos, que mudam conforme a estação do ano e estado físico.

Ao mudar a rotina e melhorar a alimentação, uma pessoa pode descobrir o seu potencial interior e manter o seu dosha em equilíbrio (emocional, espiritual e psicológico). Este autoconhecimento gera inúmeros benefícios, para a prevenção e até cura de algumas doenças, perda de peso, pele sem rugas e cabelos brilhantes.

A saúde, na terminologia Ayurveda, consiste em estabelecer o equilíbrio entre o físico e a inteligência interior de cada um. É o regresso à própria natureza, ao próprio ser. Assim sendo, com a saúde diretamente relacionada com a mente, emoções, relações e meio ambiente, a simples alteração na alimentação e estilo de vida ajudam o corpo a encontrar o seu equilíbrio.

Leia o artigo completo na edição de junho 2019 (nº 295)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA