Transforme o seu corpo e o seu estilo de vida com o Método DeRose

0

O Método DeRose consiste numa proposta de boas coisas: boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação, boa forma, bom ambiente e bons ideais.

 

Pela Profª Rita Franco

Licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Coimbra e em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro. Exerce funções no Holmes Place Arrábida como fisioterapeuta, personal trainer, instrutora de Pilates e Body Balance. Trabalha também como formadora na Holmes Place Training Academy, no âmbito do Pilates, Personal Training Foundation Course, Plataformas Vibratórias e Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

O novo praticante do Método DeRose passa, inicialmente, algum tempo a familiarizar-se com as técnicas e depois assimila a filosofia comportamental. Através de exercícios de reeducação respiratória, técnicas orgânicas, exercícios de concentração e de gestão de stress, o praticante vai-se entrosando no método, até conhecer os diferenciais de conceitos comportamentais que vão mudar a sua vida! Venha, então, mudar a sua vida connosco!

MÉTODO

O Método DeRose é uma proposta de alta performance e qualidade de vida assente em dois pilares: um de técnicas, com um peso de 20%; e o outro de conceitos, que representa 80% da metodologia.

É praticado, sobretudo, por jovens adultos, estudantes e empresários, que procuram mais desempenho e resultado nas suas atividades e objetivos tanto profissionais como pessoais.

No Método DeRose, as técnicas corporais são as mais populares, devido à evolução que os alunos conseguem sentir no seu corpo, com pouco tempo de prática.

As técnicas corporais aliadas às técnicas de concentração, foco, respiração, meditação e mindfulness, entre outras, vão dar ao praticante mais energia, boa disposição e atitude para superar com sucesso todos os desafios inerentes às realizações a que se propõe.

ORIGEM

O presente método surgiu em 1960, quando o Professor DeRose iniciou as suas primeiras aulas. Podemos afirmar que o Método DeRose foi importado de França, porque foi lá que começou a ser utilizado como marca. Posteriormente, difundiu-se para Inglaterra, Portugal e Brasil, onde chegou em 2008.

REGRAS GERAIS DE EXECUÇÃO

Antes de começar a praticar as técnicas corporais, atente às suas regras gerais de execução, codificadas pelo Prof. DeRose, que permitem facilitar a vida do aluno e adquirir autossuficiência para praticar sozinho a qualquer momento. As quatro primeiras regras são suficientes para os alunos iniciantes.

REGRA DA RESPIRAÇÃO COORDENADA –  Movimentos para cima são feitos com ar e para baixo sem ar.

REGRA DA PERMANÊNCIA – Para alunos iniciantes (até 5 anos), enquanto puder reter a respiração, mantenha a postura. Quando precisar respirar, termine a técnica corporal e passe para outra.

REGRA DA REPETIÇÃO – Repetição mínima, permanência máxima.

REGRA DA LOCALIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA – Localize a sua consciência na região que estiver a ser mais solicitada.

REGRA DA MENTALIZAÇÃO – Coloque pensamentos positivos, imagens, cores na localização da sua consciência, ou seja, nas regiões que estão a ser solicitadas.

REGRA DO ÂNGULO DIDÁTICO – Posições de flexão para a frente, para trás e de torção são demonstradas de lado. As de flexão lateral são para a frente.

REGRA DA COMPENSAÇÃO – A compensação é fundamental para não comprometer a saúde da coluna. Sempre que fizer uma técnica corporal de anteflexão, compense com uma de retroflexão e vice-versa ; sempre que executar uma flexão para a esquerda, compense com uma para a direita e vice-versa; idem para as torções e assim sucessivamente.

REGRA DA SEGURANÇA – Esforce-se sem forçar, qualquer sinal de dor ou desconforto, transpiração em excesso ou aceleração cardíaca são sempre sinais do seu corpo para ser mais moderado.

 

Leia o artigo completo e veja os exercícios na edição de junho 2019 (nº 295)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here