Ginkgo biloba é uma planta medicinal – também chamada de “nogueira japonesa” – cuja origem remonta à Ásia, onde as suas folhas são utilizadas há mais de 2.000 anos para curar e evitar várias doenças. Os especialistas explicam as principais utilidades desta planta e tudo o que pode fazer pela sua saúde.

  • Tem efeito antioxidante. Graças ao seu alto teor de antioxidantes, o ginkgo ajuda a proteger as nossas células das agressões causadas por fatores externos. Para além disso, também pode ajudar a retardar o desenvolvimento de certas doenças, como cancro, doenças cardiovasculares ou o próprio envelhecimento.
  • Cuida a memória. Quando tomado sob a forma de suplemento alimentar, o ginkgo permite que as pessoas se lembrem mais facilmente das informações armazenadas no seu cérebro. É, por isso, também indicado para prevenir condições como o Alzheimer.
  • Ajuda a combater o stress. O ginkgo é também considerado como uma substância “adaptogénica”, ou seja, que beneficia a capacidade do organismo de lidar com fatores de stress e neutraliza os efeitos dos altos níveis de hormonas, como o cortisol e a adrenalina.
  • Melhora a circulação sanguínea. O ginkgo possui nutrientes como os “ginkgolides” que dificultam a ativação das plaquetas e, consequentemente, a coagulação do sangue. Assim, os suplementos com este ingrediente podem ser benéficos para pessoas com tendência para formar coágulos – sem, obviamente, dispensar uma consulta médica para se informar melhor. Como provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de ginkgo é adequado para pessoas com varizes, em convalescência após uma trombose, com problemas cardíacos, derrames e outras dificuldades relacionadas com a circulação sanguínea.
  • Ajuda a manter a linha. O ginkgo também é útil para a peroxidação lipídica, uma cadeia de reações que evita que a gordura se acumule nas nossas paredes vasculares. Contudo, atenção: ele não é milagroso! Os fatores mais importantes para quem pretende perder peso serão sempre um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada. O Gingko biloba pode, no entanto, dar-lhe uma mãozinha para conseguir atingir os seus objetivos.

Fonte: Atida – Mifarma