A Advance Women’s Healthcare, uma plataforma da Bayer dedicada à área da saúde da mulher, está a preparar a 2ª edição do curso Advance Training sobre Contraceção que visa promover a formação dos internos e jovens especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF).
O curso divide-se em 3 momentos principais: os módulos teóricos, as Hands-on Training e a Mentoria, ao longo de 30 horas e em regime híbrido (online e presencial). O curso conta com a chancela científica da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPC). As inscrições são gratuitas.
Esta iniciativa visa promover o aumento da literacia dos internos e jovens especialistas de MGF na área da contraceção, que sabemos ser crítica, mas muitas vezes subvalorizada. Sendo o médico de família o profissional de saúde que atua como principal referência para as mulheres e casais em Portugal no que diz respeito à contraceção e planeamento familiar, é fundamental um conhecimento aprofundado sobre contraceção, o que inclui a colocação de sistemas de contraceção intrauterina. Os sistemas intrauterinos (SIU) constituem um método contracetivo extremamente eficaz, cujo acesso é altamente dependente da formação e da experiência do profissional de saúde no procedimento.
Nesse sentido, o curso conta com um formato inovador que permite aos formandos atualizar e aprofundar o seu conhecimento sobre contraceção nas sessões teóricas, e posteriormente praticar a colocação de contraceção intrauterina nos módulos de treino presenciais. Através do “Hands-On Training” e do Mentorship, os formandos têm oportunidade de aprender e praticar a colocação de sistemas intrauterinos com um profissional de saúde treinado.
O Advance Training Contraceção, realizado em 2021, alcançou resultados positivos e permitiu a certificação de médicos internos de MGF com experiência na colocação de sistemas intrauterinos e conhecimento sobre a contraceção, atualizada e aprofundada. Na edição deste ano, a Bayer acrescentou um novo módulo dedicado às softs-skills mais relevantes para a prática diária de um médico de MGF, que ajudam na comunicação com a utente e aconselhamento sobre o método contracetivo mais adequado para ela.
No final do curso é atribuído aos participantes um certificado de conclusão, mediante a avaliação final positiva das atividades práticas – colocação bem-sucedida de 5 dispositivos intrauterinos no decorrer do curso – e do questionário de escolha múltipla. O Advance Training Contraceção 2.0 tem início dia 10 de março de 2022 e termina em agosto, sendo possível participar no módulo extra “Soft Skills aplicadas ao Aconselhamento” em setembro.
Saiba mais informação sobre este curso e inscreva-se aqui: https://advancewomenshealthcare.pt/advance-training-contracecao-2a-edicao/