12 maneiras de alcançar a boa forma

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O desporto é um dos três pilares básicos do bem-estar, juntamente com a alimentação equilibrada e os hábitos de vida saudáveis. Entre todas as possibilidades de exercício, desde a ginástica aos passeios a pé, passando pelo ciclismo ou pelo golfe, certamente que encontrará aquela que melhor se adaptará aos seus gostos e necessidades.

 

Fazer desporto proporciona grandes benefícios ao organismo, corpo e mente. Em geral, o mais adequado é aquele que implica a mobilização dos grandes grupos musculares, como o ciclismo, a natação, os desportos de equipa ou a corrida.

Não obstante, na hora de se decidir pela prática de um desporto ou de outro, há que ter em conta uma série de fatores, como a idade, há quanto tempo deixou de fazer exercício físico ou as doenças e incómodos que o atingem.

Praticar desporto deve ser uma atividade agradável e, como tal, devemos evitar associá-la ao stress. O recomendável seria adequá-lo à personalidade de cada um. Também desempenham um papel importante os critérios sociais e psicológicos. Por exemplo, se no seu trabalho tem contacto com muitos clientes e a sua família é numerosa, possivelmente encontrará um melhor equilíbrio interno num desporto individual, como o jogging. E se aquilo que deseja é perder os quilos a mais, é conveniente realizar atividades aeróbicas, como andar de bicicleta ou nadar.

A chave é escolher um desporto que entretenha e divirta, pois realizando algum tipo de atividade física libertamos endorfinas, substância que provoca uma sensação de bem-estar.

Leia o artigo completo na edição de abril 2018 (nº 282)

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