Se já está a pensar na ceia de Natal e nas calorias que pode ou não consumir… Respire fundo e relaxe! Para o ajudar a manter a linha nesta época tão especial, reunimos para si 12 dicas simples que pode começar já a pôr em prática. Seja focado, comprometido e, o mais importante, desfrute da companhia de quem mais ama. E tenha um Natal mais leve e feliz!

Artigo da responsabilidade da Prof.ª Ana Andrade. Doutoranda em Atividade Física e Saúde, pela Universidade Lusófona de Lisboa (ULHT). Mestre em Exercício e Bem-Estar, ULHT Lisboa. Personal Trainer e Group Trainer no Holmes Place Parque das Nações.

Se para muitos este mês é sinónimo de amor, alegria e festa, para outros significa momentos de ansiedade e muito stress. Afinal, iniciar um processo de emagrecimento ou tentar, pelo menos, manter o peso que se tem pode parecer uma epifania. Mas comecemos por pensar positivo e relaxar, percebendo que, com algum foco e resiliência, conseguiremos desfrutar da época, minimizando os excessos de Natal.
Desejo fortemente que seja comprometido com as seguintes 12 dicas e que consiga gerir bem os excessos da época, mas igualmente desfrutar dos prazeres da vida.

1. MONITORIZE O SEU PESO (OU TIRE AS MEDIDAS)
A título informativo – e não controlador –, faça o registo semanal do seu peso para que consiga, de forma equilibrada e consciente, não abusar muito durante este mês.
A pesagem deve ser sempre feita nas mesmas condições, de preferência à segunda-feira, sem roupa e sempre na mesma balança. Se tem uma relação negativa com a balança, recomendo que utilize a fita métrica e meça os perímetros da cintura, abdominal e anca, para fazer esta gestão.

2. SEJA ATIVO
Mexa-se para tudo e mais alguma coisa, evite ao máximo o elevador, as escadas rolantes e até estacionar o carro perto do local de destino. Ande muito, para todo o lado e durante o maior tempo possível. Vá às compras privilegiando um sítio que tenha que se deslocar bastante entre corredores, carregue com as compras, seja ativo.
Diariamente desafie um colega a dar uma volta ao quarteirão após o almoço, ao final do dia desafie um vizinho ou familiar a dar uma longa caminhada pela zona de residência, porque todos os passos contam para gastar energia. E não se esqueça de ir ao ginásio, pelo menos, três vezes por semana.

3. EVITE COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS
Sentado, reclinado ou deitado são posições que deve evitar ao máximo ou, pelo menos, deverá evitar permanecer nelas por mais de 2 horas.
Coloque um alarme no telemóvel ou um lembrete na sua agenda para que, de duas em duas horas, dê uma volta no seu local de trabalho para esticar as pernas.
Pode simplesmente fazer pequenas pausas de 5 minutos para espreguiçar, alongar, subir e descer escadas e sentir-se mais revigorado e concentrado para o resto do dia.
Ao final do dia, não se atire para o sofá a fazer maratonas de séries, seja ativo faça alguma lida doméstica, despeje o lixo ou passeie o cão num local mais afastado. Faça tudo ao seu alcance para evitar estar longos períodos sentado.

4. HIDRATE-SE
Para além de prevenir o envelhecimento, melhorar a flacidez da pele ou simplesmente para ajudar a emagrecer, beber água é fundamental.
Sabia que quando bebe pouca água tem tendência a comer mais? É verdade: muitas vezes a sede disfarça-se de fome e, ao invés de beber água, tendemos a petiscar alguma coisa, o que nos faz ficar mais pesados e menos hidratados.
Por dia, tente beber 1,5 litros de água, pelo menos. De preferência, fora das refeições, para não dificultar o processo digestivo.

5. NÃO SALTE REFEIÇÕES
A tendência nesta época é ter mais eventos sociais que levam a deslizes, jantares de Natal entre amigos e colegas que fazem com que os almoços (ou outras refeições) sejam menos levadas em consideração ou, muitas das vezes, até acabem por não acontecer para dar “espaço” para os outros excessos.
A privação alimentar propositada e prolongada só leva a descontrolos, como a compulsão alimentar, e o seu corpo não merece ser “maltratado”.
O que poderá fazer para minimizar os jantares mais pesados é equilibrar as outras refeições do dia com alimentos mais leves e saudáveis, como por exemplo comer uma boa dose de sopa de legumes ou uma salada bem guarnecida e/ou uma fonte de proteína. Faça pequenos lanches com alimentos nutritivos, como queijo fresco, ovo cozido, uma peça de fruta, um punhado de frutos secos (pouca quantidade) e alternativas nutritivas de baixo valor calórico, como palitos de cenoura ou de pepino.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2022 (nº 333)