Vem aí a gripe: saiba como a homeopatia pode ajudar

0

A gripe uma doença aguda muito comum quando chega o frio e que facilmente se transmite através das gotículas de saliva, quando as crianças espirram ou tossem e através do contacto direto das mãos quando estão doentes. Saiba de que forma a homeopatia pode ajudar a tratar e, principalmente, a prevenir.

 

Artigo da responsabilidade da Dra Marisol Anselmo, pediatra

A gripe é uma doença infecciosa provocada por vírus da família Influenzae, que todos os anos surgem com estirpes diferentes. Atinge, preferencialmente, a via respiratória alta. A sua época de eleição começa agora, com a estação do inverno, e estende-se até março.

As crianças constituem um grupo bastante exposto, sobretudo se frequentarem o infantário. As escolas são espaços de convívio próximo entre as crianças e os cuidadores, fator que facilita o contágio para os vírus da gripe e outros vírus, sendo que a densidade viral fica bastante acrescida na época do frio e da chuva. O espaço físico das escolas deve ser arejado e submetido a uma higiene muito rigorosa todos os dias, no sentido de minimizar este contágio.

Existe um período de tempo entre o momento em que a criança ou jovem entra em contacto com o vírus e o início do quadro clínico: normalmente, decorrem entre 2 a 5 dias.

Nas crianças, é difícil de dizer exatamente o tempo em que se mantêm contagiantes de outros. Normalmente, seria durante uma semana, mas nas crianças este tempo torna-se mais extenso porque não são portadores isolados do vírus da gripe, mas sim de um “cocktail” de vírus, nesta altura do ano.

 

COMO SE DISTINGUE UMA GRIPE DE UMA CONSTIPAÇÃO?

Os sinais e sintomas que caracterizam a gripe nas crianças podem ser a febre elevada e prostração, bem como os sintomas respiratórios, com rinorreia, espirros e tosse, que pode evoluir para bronquiolite ou laringite. Podem ocorrer dores abdominais, náuseas e vómitos ou diarreia. Nas crianças mais pequenas, pode surgir otite média aguda ou a pneumonia, como complicações da gripe.

Nos jovens ou crianças mais velhas, a febre pode acompanhar-se de dores de cabeça, dores musculares ou articulares, dores de garganta e dores e inflamação nos olhos.

As constipações são infeções respiratórias mais ligeiras. Habitualmente, surgem com obstrução nasal, espirros, tosse esporádica e sem febre. Este quadro cede em 3 ou 4 dias, sem consequências. Esta é a situação mais comum da época fria.

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA GRIPE?

O tratamento da gripe passa por aliviar os sintomas. Se a criança tem febre elevada, acima de 38,5ºC, deve ser retirado o excesso de roupa, o ambiente da casa não deve estar muito aquecido e devem ser oferecidos mais líquidos para beber. Para tratar a febre e para conforto da criança, pode ser dado o paracetamol, que pode ser repetido até de 8 em 8 horas.

Embora a febre deixe, por vezes, a criança um pouco desconfortável, é o melhor método fisiológico de combate aos vírus, ativa o sistema imune e, através da elevação da temperatura corporal, ajuda a eliminar os vírus. Se a criança ou jovem têm febre, não deve frequentar o infantário ou a escola, sob risco de contagiar os colegas que frequentam o mesmo espaço educativo.

É fundamental uma boa higiene da via respiratória alta, que nas crianças mais pequenas passa por colocar soro fisiológico no nariz e, posteriormente, aspirá-lo, uma vez que não sabem assoar-se, e este gesto deve ser repetido várias vezes ao dia.

Este quadro gripal acompanha-se de redução do apetite e, como tal, não se deve forçar a ingestão alimentar: devem ser oferecidos mais líquidos a beber, água ou sumos naturais, e alimentos em pequena quantidade e de fácil digestão.

Os antibióticos não constituem parte do tratamento da gripe, a menos que surjam infeções bacterianas na sequência da gripe, como pneumonias ou otites, por exemplo.

Globuli und johanniskrautEM TERMOS DE TRATAMENTO HOMEOPÁTICO, O QUE SE PODE FAZER?

A febre pode ser tratada com as medidas acima referidas e, em simultâneo (ou antes do paracetamol), pode ser administrado a Belladona 9CH (criança com a face vermelha, mucosas da boca secas e prostrada), 5 grânulos homeopáticos que podem ser repetidos de 15 em 15 minutos ou mais espaçadamente, se a febre começar a ceder. Existe outro medicamento para a febre elevada, em que a criança se mantém ativa e brinca, o Aconit 9CH, 5 grânulos que podem ser repetidos da mesma forma que a Belladona.

Deve ser iniciado, em simultâneo, o medicamento que contém Anas Barbariaes 200K, 1 tubo com 1g de glóbulos, que deve ser repetido duas a três vezes por dia, para alívio geral dos sintomas da gripe.

Se a criança ou jovem se queixa também de dores musculares, deve tomar Rhus toxidendron 9CH, 5 grânulos repetidos várias vezes ao dia. Por vezes, este quadro gripal tem predomínio de dores de cabeça, prostração e tremores intensos; assim, deve juntar Gelsemium 15CH, 5 grânulos duas a três vezes por dia. Se os jovens referem dores na cabeça e olhos, o medicamento a juntar é o Eupatorium perfoliatum 9CH, 5 grânulos várias vezes ao dia.

Em caso de tosse, existem vários medicamentos unitários que podem ser utilizados; contudo, pode ser útil a utilização do xarope composto por Pulsatilla, Rumex, Ipecacuanha, Bryonia, Spongia tosta, Sticta pulmonária, Antimonium tartaricum, Coccus cati e Drosera. Procura-se, assim, tratar os vários tipos de tosse que podem ocorrer no estado gripal.

As crianças e jovens devem ser observadas pelo seu pediatra assistente, a quem cabe decidir o tratamento mais adequado.

E PARA AJUDAR O ESTADO DE CONVALESCENÇA DA GRIPE?

Após a gripe, permanece um estado de cansaço e dificuldade em regressar à rotina diária. Nessa fase, ajuda a toma de Kalium phosphoricum 15CH e China rubra 15CH, 5 grânulos de cada, duas vezes ao dia, durante 1 a 2 semanas.

COMO PREVENIR A GRIPE?

A vacina contra a gripe está aconselhada a todos os adultos com idade igual ou superior a 65 anos e a todas as crianças com mais de 6 meses com doença crónica, como doença pulmonar, cardíaca, renal ou hepática, bem como para todas as crianças ou jovens que sofram de diabetes tipo 1.

Esta vacina deve ser repetida todos os anos, uma vez que não confere imunidade duradoura e os vírus modificam-se todos os anos.

Não obstante a vacina, existe a possibilidade de prevenção da gripe através de medicação homeopática. Assim, está aconselhado o medicamento que contém Anas Barbariaes 200K, 1 tubo com 1g de glóbulos, uma dose semanal de outubro a março, período de maior risco de contágio. Deve juntar-se Influenzinum 15CH, 10 grânulos apenas uma vez por semana, mas em dia diferente do anterior medicamento.

Artigo publicado na revista SUPER BEBÉS, edição de Janeiro 2016, nº 206

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA