A BeOne Medicines, companhia biofarmacêutica global anteriormente conhecida como BeiGene, está a descobrir e a desenvolver tratamentos inovadores contra o cancro, ao mesmo tempo que se empenha em melhorar radicalmente o acesso aos medicamentos para um número cada vez maior de doentes que deles necessitam.
A BeOne Medicines, biofarmacêutica líder global em terapêuticas contra o cancro anteriormente conhecida como BeiGene, anunciou que o novo nome e a domiciliação do negócio na Suíça estão oficialmente em vigor, marcando um passo importante na evolução da companhia.
De acordo com John V. Oyler, cofundador, presidente e CEO da empresa, “O cancro, uma das principais causas de morte mundialmente, impõe um enorme impacto sobre indivíduos, famílias e comunidades. Nenhuma pessoa, família, cientista, clínico, hospital, decisor político, empresa ou país pode ou deve enfrentar esta devastadora doença sozinho. Todos nós devemos trabalhar juntos para vencer, razão pela qual estamos comprometidos em desempenhar um papel crítico e unir a comunidade global na luta contra o cancro. O nosso foco é não só trazer medicamentos inovadores ao maior número possível de pessoas, mas também identificar e enfrentar os desafios que limitam o acesso, tornando os tratamentos mais acessíveis e económicos.”
DOENTES EM PRIMEIRO LUGAR
Desde a sua fundação em 2010, a biofarmacêutica afirma o seu compromisso em desenvolver terapêuticas inovadoras em Oncologia, com uma dedicação inabalável em colocar os “Doentes em Primeiro Lugar”.
A BeOne atua de forma diferente, através de um modelo único no mercado farmacêutico. A sua vantagem competitiva e sustentável, através do investimento estratégico em investigação, desenvolvimento clínico e fabrico de medicamentos a nível interno, promove eficiência em termos de tempo e de custos, facilitando o acesso dos doentes aos tratamentos, enquanto permite uma supervisão rigorosa para garantir elevados padrões em I&D e fabrico, e assegura a resiliência operacional para um crescimento a longo prazo.
INOVAÇÃO DE EXCELÊNCIA E ESCALA GLOBAL
O lema “O cancro não tem fronteiras e a BeOne também não” reflete a visão da empresa de transformar o acesso à inovação médica e levar soluções eficazes a todos os doentes que delas necessitem, onde necessitem.
A equipa de investigação da BeOne, composta por mais de 1.100 colaboradores, conseguiu introduzir 16 novas moléculas em ensaios clínicos apenas em 2024, superando algumas das maiores empresas farmacêuticas. Além disso, a sua equipa de desenvolvimento clínico, com cerca de 3.700 membros em desenvolvimento global e assuntos médicos, tem ensaios ativos ou planeados em mais de 45 países e regiões, acelerando a inovação as fases iniciais através da abordagem “Fast-to-Proof-of-Concept” (Rápido até à Prova de Conceito). Até à data, mais de 25.000 doentes participaram em mais de 170 ensaios promovidos pela companhia, oferecendo vantagens diferenciadoras em termos de rapidez e custos face a outros intervenientes da indústria.
MEDICAMENTO JÁ DISPONÍVEL NO SNS
Em Portugal, a visão e missão da BeOne centram-se, igualmente, em proporcionar medicamentos acessíveis para todos. Este é um compromisso vivo e constante que orienta todas as suas ações. O objetivo da BeOne é tornar-se um parceiro estratégico dentro do ecossistema da saúde, oferecendo soluções que façam a diferença na área da Oncologia.
Neste sentido, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED) aprovou já o financiamento e disponibilidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) do medicamente da BeOne para o tratamento de doentes adultos com leucemia linfocítica crónica (LLC), macroglobulinemia de Waldenström (MW) e linfoma de zona marginal (LZM).
Para André Veras, Country Manager da BeOne, “O financiamento da nossa primeira inovação em Portugal constitui um marco importante, tanto para os doentes como para a nossa equipa. A LLC é o tipo mais comum de leucemia em adultos, e tanto a macroglobulinemia de Waldenström como o linfoma de zona marginal, embora raros, representam desafios significativos de tratamento. A disponibilização da nossa terapêutica inovadora no SNS é sinónimo de mais opções para doentes e médicos. Este feito reflete não só a força da nossa investigação, como também o empenho de todas as partes interessadas, que trabalharam de forma colaborativa, para garantir o acesso atempado a terapêuticas inovadoras contra o cancro”.
Além deste primeiro medicamento, a BeOne está a avançar com o segundo tratamento inovador, dirigido a tumores sólidos, reafirmando o seu compromisso com a investigação e o desenvolvimento em várias áreas terapêuticas.
Dados relevantes
- Mais de 40 ensaios clínicos de fase 3ou com potencial para submissão regulatória;
- Mais de 700.000 doentes alcançadosem todo o mundo;
- Mais de 000 horas de voluntariadorealizadas em 2024, com foco no apoio às comunidades onde os colaboradores vivem e trabalham;
- 16 moléculas descobertas internamenteem desenvolvimento clínico, em 2024;
- 30% de vantagem em custos: poupanças derivadas de um modelo de internalização*1
- 30% de vantagem em tempo: maior rapidez no arranque de ensaios clínicos e fecho de bases de dados, comparativamente com a média da indústria*2
*1 Com base nas margens brutas médias das maiores CROs públicas (IQV, ICLR, MEDP e FTRE)
*2 CMR Evaluate 2024 Factbook
You must be logged in to post a comment.