Taekwondo: chegue até onde nunca chegou!

0

Desenvolva a sua coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade articular através da prática de uma arte marcial muito popular, o Taekwondo. Sentirá benefícios também a nível mental!

 

Pela Profª Rita Franco

Licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Coimbra e em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro. Exerce funções no Holmes Place Arrábida como fisioterapeuta, personal trainer, instrutora de Pilates e Body Balance. Trabalha também como formadora na Holmes Place Training Academy, no âmbito do Pilates, Personal Training Foundation Course, Plataformas Vibratórias e Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

 

As artes marciais têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Os seus exercícios possibilitam a promoção de um desenvolvimento tanto físico como mental e dão aos seus praticantes a capacidade de se defenderem e de submeterem os adversários às suas técnicas. E uma das mais “eficazes” é o Taekwondo, arte marcial de origem coreana.

No Taekwondo, as mãos e os pés são utilizados para vencer o opositor, mas o que distingue este desporto é a conjugação dos movimentos de pontapeio. Deste modo, é necessário um incremento de flexibilidade e mobilidade articular. Venha descobrir como o pode fazer!

O QUE É O TAEKWONDO?

O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal, cujo nome significa: TAE (té) “sistema de técnicas de pernas”, KWON (quon) “sistema de técnicas de mãos” e DO (dou) “a arte em si”, “o caminho” ou “o método”. Além de arte marcial, o Taekwondo desenvolveu uma vertente desportiva, sendo esta tutelada mundialmente pela World Taekwondo.

MODALIDADE DE COMPETIÇÃO

Como desporto olímpico, estreou-se nos Jogos de Seul em 1988, onde foi apresentado como desporto de exibição. Em 1993, foi adicionado ao Programa Olímpico, sendo integrando oficialmente nos Jogos de 2000, em Sidney.

BENEFÍCIOS

O Taekwondo é excelente para aqueles que procuram desenvolver uma atividade física completa e diferente daquilo que é habitualmente apresentado em ginásios ou academias.

Os principais benefícios do Taekwondo são:

  • Desenvolve as componentes física e mental do praticante;
  • Promove uma melhoria da coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade articular;
  • Promove o ganho de resistência muscular e capacidade cardiorrespiratória;
  • Desenvolve a capacidade de defesa pessoal;
  • Promove o desenvolvimento da memória e da concentração;
  • Ensina o hábito da disciplina, bem como as noções de hierarquia e respeito;
  • Desenvolve o espírito competitivo, autoconfiança, autoestima, vontade de liderança, seriedade, paciência e humildade;
  • Pode ser praticado por crianças, mulheres e idosos.

FLEXIBILIDADE E MOBILIDADE ARTICULAR

Uma das principais diferenças do Taekwondo em relação aos demais desportos de combate é a utilização de um elevado volume de ações técnicas com os membros inferiores. Logo, existe uma relação direta com a necessidade de desenvolvimento da flexibilidade e mobilidade na articulação da anca e na musculatura envolvida.

A flexibilidade possui especificidade em relação à atividade física nas distintas articulações utilizadas para determinadas práticas desportivas. A sua garantia contribui para uma técnica mais apurada, aumentando a eficiência e a segurança do gesto motor (Bardaro et al, 2007).

O Taekwondo é uma modalidade que pode facilitar o aumento da flexibilidade, pois as técnicas fundamentais de pontapés exigem um amplo movimento articular, diminuindo o gasto energético e a possibilidades de lesões musculares, articulares e tendinosas. Segundo Fonseca (2004), o treino da flexibilidade é imprescindível para o Taekwondo, pois o desenvolvimento de altos níveis de mobilidade articular do tronco e dos membros inferiores contribui para um melhor desenvolvimento da capacidade de pontapeio.

Leia o artigo completo na edição de novembro 2019 (nº 299)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA