Agora que o sol começa a perder a força e a praia já é passado, chegou a altura de recuperar a saúde e a beleza dos seus cabelos.
Horas ao sol, banhos atrás de banhos, muito sal e muito cloro, dias inteiros sob o ar condicionado… Com tantas agressões estivais, não há cabelo que resista! Por isso, a entrada no outono exige cuidados especiais.
Um a um, identificámos os problemas capilares mais frequentes após a praia e a piscina. Conheça-os melhor e descubra soluções eficazes e económicas para utilizar em casa.
PROBLEMA
Fios frágeis e quebradiços
Quando os fios se apresentam ressequidos, a sua elasticidade diminui e estes acabam por partir ao pentear. Caso os seus cabelos tenham sido pintados, alisados por processos químicos ou alvo de uma permanente, o mais provável é que estejam ainda mais frágeis.
SOLUÇÃO
Produtos à base de queratina, que conferem ao cabelo toda a sua resistência e força. Para reforçar as doses de queratina, utilize também máscaras intensivas e séruns à base desta substância. Se os cabelos estiverem muito frágeis, opte ainda por um produto diário com proteção solar.
PROBLEMA
Secura e resíduos
A água do mar remove a oleosidade natural do cabelo, que é responsável pela sua película protetora. O cloro, por sua vez, abre a cutícula e deixa o córtex, a parte interna do cabelo, desprotegido e permeável a resíduos que retiram o brilho capilar.
SOLUÇÃO
Eliminar os resíduos de sal, cloro, suor e poluição é a primeira medida a tomar. A cada dois dias, use um champô purificante e vá intercalando o seu uso com um champô e amaciador para cabelos muito secos.
Muito importante: uma vez por semana, aplique uma máscara de hidratação intensiva para nutrir o cabelo em profundidade. Se o seu cabelo é oleoso, faça-o de 15 em 15 dias.
PROBLEMA
Cabelos indisciplinados
Aqui o problema reside na cutícula. Quando esta fibra capilar está sensibilizada e aberta, devido à secura e à ação química do cloro, os fios adquirem com um aspeto eriçado que resulta num cabelo armado e baço.
SOLUÇÃO
A palavra de ordem é desembaraçar de forma suave. Recorra a produtos específicos para cabelos rebeldes, nomeadamente máscaras e sprays “leave-in”, que não necessitam de ser enxaguados.
PROBLEMA
Cor desmaiada
Quando os cabelos estão fragilizados ficam mais vulneráveis ao sol que, por sua vez, enfraquece o pigmento que dá cor aos fios. Se a isto juntarmos a ação da água das piscinas, temos uma reação química fatal, com os loiros a adquirem um tom enferrujado e os cabelos castanhos e pretos a transformarem-se em vermelhos e laranjas.
SOLUÇÃO
Para recuperar a cor é fundamental, novamente, remover os resíduos capilares com um champô purificante. Utilize ainda produtos específicos para cabelos desbotados que protejam a cor. E porque os cabelos pintados ficam mais danificados, o melhor é utilizar uma máscara para cor a cada 15 dias e, diariamente, socorrer-se de condicionadores profundos.
PROBLEMA
Pontas espigadas
Aquelas pontinhas brancas que surgem nas pontas dos cabelos significam que as escamas dos fios estão abertas, deixando o cabelo com um aspeto de “espanador” nada saudável.
SOLUÇÃO
A melhor forma de contornar este problema é mesmo cortando as pontas danificadas. Não precisa ser um grande corte: um a dois centímetros são suficientes.
Para preservá-las ao máximo recorra a produtos específicos à base de silicone, que selam as pontas e impedem a sua abertura.
PROBLEMA
Aspeto oleoso e sem volume
Um dos efeitos do sol é precisamente o estímulo das glândulas sebáceas, que produzem mais oleosidade e deixam o cabelo sem réstia de volume junto à raiz.
SOLUÇÃO
Quem sofre deste mal necessita de produtos que confiram volume e corpo ao cabelo, deixando-o leve e solto. O uso de um champô purificante é obrigatório para quem sofre de oleosidade excessiva, ao eliminar as impurezas que se acumulam sobre o couro cabeludo, e que o deixam ainda mais pesado.
Leia o artigo completo na edição de setembro 2019 (nº 297)