A falta de conhecimento ou de aconselhamento farmacêutico e profissional leva-nos, por vezes, à escolha de tratamentos que podem não ser os mais adequados a cada tipo de pele. Será que sabe do que a sua pele precisa e como seguir uma rotina de beleza personalizada? Especialistas reuniram um conjunto de dicas para ter em conta ao escolher a rotina ideal de skincare.

 

Guia básico para uma rotina de skincare: quais existem e como escolher a correta?

 A pele de cada pessoa é única e, como tal, requer cuidados diferentes e personalizados. Os produtos devem dar resposta às diferentes necessidades de cada um e é, portanto, essencial identificar as técnicas e rotinas que melhor se adequam.

  • Primeiro “como” e depois “o quê” – A pele e as suas necessidades estão em constante mudança, pelo que é necessário realizar um diagnóstico prévio para que possa encontrar os produtos ideais para a sua rotina cutânea. Recomenda-se uma análise que determine os níveis de melanina e eritema da pele, parâmetros essenciais na maioria das aplicações cosméticas. Em poucos minutos, descobrirá aquilo de que a sua pele precisa e em que se deve basear a sua rotina de beleza. Só depois nos devemos concentrar nas diferentes técnicas de skincare e nos seus resultados.
  • “Skinimalismo”: perfeito para peles sensíveis – Esta técnica segue o conceito de “menos é mais”, baseando-se em diretrizes simples e poucos produtos de limpeza, tratamento e maquilhagem para conseguir uma pele saudável, bonita e luminosa. Os produtos devem ser eficazes e dar resposta a todas as necessidades da pele, como séruns que combinem ingredientes essenciais. O “skinimalismo” é adequado para qualquer tipo de pele, mas especialmente interessante para peles sensíveis, pois os seus passos mínimos podem evitar possíveis irritações ou vermelhidão.
  • Cosmética genómica: perfeita para o envelhecimento ou pele manchada – A nova era e o futuro da cosmética baseia-se na genética – sabia que os seres humanos são 99,9% geneticamente iguais e que fatores como o envelhecimento são condicionados pelos nossos genes? A cosmética genómica baseia-se em estudos realizados por especialistas para identificar a predisposição de cada pele e, assim, conseguir tratamentos personalizados. Já existem no mercado vários produtos, como cremes antirrugas e ampolas para a pele, que têm esta estratégia por detrás da sua criação.

 “Ice Rolling”: perfeito para pele baça – A aplicação de frio na pele sempre foi um imperativo no mundo da cosmética, e é algo que podemos aproveitar na nossa rotina diária, sendo especialmente importante para pessoas com pele baça. Máscaras de gelo, cremes de efeito frio ou ferramentas como o rolo de jade são ideais para perfeitos para iluminar, reduzir inchaços e melhorar a circulação sanguínea.

 

Sinais de alerta na rotina de skincare

Ao longo do ano, são vários os fatores que podem prejudicar a saúde da pele e produzir alterações que a fazem sentir-se mais negligenciada. Por esta razão, aqui ficam algumas dicas para os identificar e lidar com eles:

  • É essencial verificar que não existem sinais de desidratação devido à exposição solar ou à passagem do tempo – podem ser identificados se forem detetadas manchas ou pele baça. Para prevenir a desidratação, utilize produtos de limpeza facial, máscaras hidratantes ou ácido hialurónico todos os dias antes de sair de casa.
  •  Também a secura e o repuxar da pele são sinais de alerta e podem levar a rugas prematuras e de expressão, bem como à perda de luminosidade. É essencial limpar a sua pele de manhã e à noite, permitindo que os produtos hidratantes penetrem mais facilmente e sejam também mais eficazes. Também deve incluir a esfoliação nos seus cuidados: a pele seca deve ser esfoliada uma vez por semana; a pele sensível de 10 em 10 dias; e a pele oleosa sem acne uma ou duas vezes por semana.
  • Finalmente, preste atenção à vermelhidão. Se tiver este problema, é aconselhável aplicar sérum, creme facial e algum produto para a zona do contorno dos olhos, para evitar olheiras.

 

Diagnóstico personalizado: dermoanálise facial

Entre as técnicas de diagnóstico de pele mais procuradas está a dermoanálise facial,  uma ferramenta que procura controlar o estado da pele e prevenir ou tratar problemas cutâneos. A análise da pele é realizada de forma simples e rápida, sendo estudados os quatro elementos fundamentais: hidratação, sebo, elasticidade e pigmentação (nível de melanina e FPS recomendado). O objetivo dos profissionais de saúde será detetar possíveis patologias menores que possam ser tratadas antes de se agravarem. É, portanto, essencial que esta análise seja efetuada por um perito em saúde ou farmácia.

Fonte: Atida | Mifarma