Soluções para desintoxicar o organismo, perder peso e ganhar saúde

0

O corpo humano tem uma capacidade inata para eliminar o que não interessa. Mas anos de alimentação desequilibrada e rica em gorduras acabam por produzir os seus efeitos, sob a forma de excesso de peso, obesidade e outras doenças associadas. Se está decidido a mudar a sua dieta, comece por desintoxicar o organismo e, como bónus, conseguirá perder peso, rejuvenescer e cuidar da saúde.

 

Uma alimentação desequilibrada, mantida durante anos, aliada ao sedentarismo, conduz à inevitável acumulação de gorduras, em detrimento dos minerais e vitaminas que o organismo tanto precisa para manter no seu máximo funcionamento.

Cada vez menos se cozinha em casa, o que implica um tipo de alimentação pouco variado e muito rico em gorduras saturadas. Mas comer bem é possível. Ao longo deste dossier, vamos ver quais os erros mais comuns e como corrigi-los.

O QUE ESTÁ MAL NAS NOSSAS REFEIÇÕES?

Nos dias de hoje, ingerimos muitos alimentos processados e esquecemos os frescos. Recorremos demasiado a produtos pré-cozinhados que, em geral, estão repletos de gorduras saturadas. Preferimos farinhas refinadas, em forma de bolachas, em vez de pão feito com farinhas integrais. Não se dá a devida atenção às frutas e às verduras da época.

SE COMEMOS MAL, A NOSSA SAÚDE RESSENTE-SE?

Obviamente que a nossa saúde se ressente quando comemos mal! Já não é segredo para ninguém o impacto das gorduras saturadas e dos açúcares refinados no desenvolvimento da obesidade e doenças associadas. Por outro lado, a fraca ingestão de minerais essenciais, como o cálcio e o ferro, pode favorecer, respetivamente, a osteoporose e a anemia ferropénica, para citar apenas dois exemplos.

Leia o artigo completo na edição de maio 2018 (nº 283)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA