Boas ideias para as férias em família

0

As férias são o momento ideal para desfrutar dos seus filhos, sem pressas nem stress. Se quer surpreendê-los, aqui ficam algumas boas ideias.

 

As crianças esperam com ansiedade pelas férias grandes. Aguardam o momento de desfrutar do pai e da mãe, sem pressas nem horários. Notarão perfeitamente que os pais estão de melhor humor, que dispõem de mais tempo livre para estarem com eles e de que lhes apetece partilhar as suas brincadeiras. Para que não lhe faltem ideias para aproveitar o tempo em família, preparámos este guia.

Descobertas importantes

Até completarem 1 ano, os bebés sentem toda e qualquer experiência, por mais simples e fácil que ela seja, como uma descoberta importantíssima. E é-o, na verdade! Para eles, tudo é novo: surpreendem-se com as caras do papá e da mamã, quando se riem às gargalhadas; ficam de boca aberta perante um pardal saltitante; os seus olhos abrem-se de espanto, ao verem a água do mar tão próxima…

Os grandes prazeres, para ele e para vós, virão pela mão de pequenas coisas, totalmente novas para a criança, mas também para vocês, se for o vosso primeiro filho. Desfrute de um banho na piscina ou no mar, brinque com ele na areia, surpreenda-se com os seus primeiros passos sobre a relva molhada…

Brincar com um bebé é tão fácil e tão terno como partilhar com ele essas grandes descobertas. Faça com que a sua intrépida aventura como explorador seja inesquecível. E não se esqueça de levar a máquina de filmar ou fotografar: o seu rosto não voltará a mostrar sinais de surpresa tão expressivos!

Sempre de um lado para o outro

Uma criança de 2 anos não para quieta nem um instante. Passa o dia a correr, quer mexer em tudo, é um pião que nunca para! Em vez de combater a sua vontade de andar de um lado para o outro, alie-se a ela. Se tem uma criança de 2 anos, todas as atividades que planear para este verão devem ser plenas de movimento: jogos no parque, atirar pedras à água, rebolar-se nas pequenas ondas à beira-mar, etc.

Procure espaços abertos, como uma clareira no campo ou uma praia sem rochas, para que o pequeno possa correr tanto quanto quiser e sem riscos. A criança apenas necessita de uma bola grande e leve, para descarregar as suas energias.

E o mais importante de tudo: provavelmente, ele nunca vos tem tão próximos como agora, em plenas férias. Assim, não se contentará com uns meros brinquedos novos: a criança quererá os pais sempre junto dela.

Uma ida ao Zoo

Durante as férias, pode planificar diversas visitas interessantes. Por exemplo, o jardim zoológico. Os animais apaixonam miúdos e graúdos! Estar mesmo ao lado de um imenso elefante ou do verdadeiro Rei Leão será, para ele, uma aventura emocionante.

Uma excursão a uma quinta permitirá à criança, por outro lado, ver cumprido um dos seus maiores sonhos: poder acariciar um coelho, tocar numa galinha ou subir para a garupa de um cavalo. Tudo coisas que jamais esquecerá!

O melhor de uma criança de 3 anos ou mais é que já tem uma certa autonomia. Acabou-se o “sofrimento” com cada passo que dá e, por isso, já pode tirar partido das travessuras.

Que tal uma batalha de água com uma mangueira? Aproveite o tempo disponível para ensinar o seu filho a andar de bicicleta (ele já lhe deve ter pedido umas mil vezes!).

Mar e serra

Depois das correrias, quando estiverem cansados, proponha à criança jogos mais tranquilos, mas igualmente interessantes.

Se passar as férias na costa, apanhar conchas na praia ao entardecer encantá-la-á… Se o Verão for passado no campo ou na serra, bastará deitar-se sobre a relva e contar-lhe uma história, cheia de aventuras. E não vale contar-lhe sempre a mesma: deverá inventar uma diferente, todos os dias, pois as crianças são boas ouvintes, mas também são os críticos mais severos.

Leia o artigo completo na edição de julho/agosto 2018 (nº 285)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA