“Se também adora os seus olhos, converse com o seu médico oftalmologista” é o desafio lançado aos portugueses pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), a propósito do Dia Mundial da Visão, que se assinala a 13 de outubro de 2022.

As doenças oculares e os problemas visuais são frequentes e podem ter um impacto muito significativo na vida pessoal, familiar, escolar e profissional. As pessoas com uma vida suficientemente longa terão, pelo menos, uma doença ocular durante a sua vida.1

A propósito do Dia Mundial da Visão, a SPO lançou a campanha #AdoroOsMeusOlhos para alertar os portugueses para a importância de cuidarmos dos nossos olhos de forma a prevenir e diagnosticar problemas da visão que podem ser evitados e/ou tratados.

Esta campanha nacional conta com o apoio institucional da Abbvie, da Bayer, da Edol, da EssilorLuxottica, da Novartis, da Roche e da Zeiss, em parceria com a iniciativa internacional “Love Your Eyes”. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia pretende contribuir para dar a conhecer melhor algumas das doenças oftalmológicas mais frequentes e empoderar a sociedade civil a ser mais interventiva e ajudar a mudar o paradigma das doenças oculares e visuais em Portugal.

“Dados do Relatório Mundial sobre a Visão, publicado em 2019, demonstram que globalmente, pelo menos, 2,2 mil milhões de pessoas têm uma deficiência visual.1 É necessário apostar na consciencialização da população para o facto de ser crucial ter um acompanhamento regular por um médico oftalmologista, o que permite diagnosticar precocemente a existência de problemas da visão antes que estes sejam irreversíveis. Pelo menos, 1 milhar de milhões de pessoas vivem com deficiência visual que poderia ter sido evitada, ou que ainda não foi tratada. Importa relembrar a população sobre a importância de ir a uma consulta de oftalmologia periodicamente, mesmo sem qualquer sinal ou sintoma. Nos casos de alterações da visão esta consulta de oftalmologia deve ser o mais célere possível”, refere o Professor Rufino Silva, atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

A Campanha #AdoroOsMeusOlhos vai viver no site www.adoroosmeusolhos.pt, no qual podemos ter acesso a depoimentos de médicos oftalmologistas e notícias de imprensa sobre várias doenças oftalmológicas, como a retinopatia diabética, o glaucoma, a degenerescência macular da idade (DMI), a ambliopia (“olho preguiçoso”), a catarata e a presbiopia (“vista cansada”).

Referências:

  1. Light for the World International (2021). Relatório Mundial da Visão. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570-por.pdf. [Consultado em setembro de 2022].