A primavera é tempo de renovação e de crescimento. Através de práticas da filosofia macrobiótica, podemos sintonizar-nos com a energia da estação e promover o nosso bem-estar físico, mental e espiritual.

 Ao adaptar-se a cada indivíduo e ao respetivo estilo e fase da vida em que se encontra, a macrobiótica, harmonizada com a vitalidade da primavera, estimula as práticas de iniciação e as sensações que pulsam dentro de cada um, numa ânsia de viver a jornada de desenvolvimento pessoal.

Concretamente, o que pode ser feito – interna e externamente – para ajudar a sintonizar-se com esta nova energia?

ENERGIZE-SE COM ALIMENTOS DA PRIMAVERA

Após um período de contração, de recolhimento, de movimento interno e de uma rotina alimentar mais orientada para os cozinhados no forno, a primavera vem potenciar as funções do fígado, preparando e nutrindo o corpo para o crescimento célere das plantas e o renascimento da natureza ao redor. O fígado representa um movimento de ascensão, que se assemelha à energia solar da primavera, na qual os alimentos brotam da terra, da escuridão, e as sementes germinam.

Nesse sentido, há que procurar alimentos e abraçar atitudes e práticas conectadas com a energia e a alegria para o corpo. O objetivo passa por manifestar o movimento da primavera, que é o da germinação.

Eis algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia:

  • Desligar mais vezes o fogão e cozinhar menos os alimentos.
  • Consumir vegetais verdes, como agrião, brócolos e couve, que são ricos em nutrientes e estimulam as funções hepáticas.
  • Optar por cereais integrais, como arroz integral e cevada, que fornecem energia de forma sustentável ao longo do dia.
  • Experimentar alimentos germinados, como rebentos de alfafa e feijão-mungo, que são uma fonte concentrada de vitaminas e minerais.
  • Utilizar sabores ácidos, como pickles com vinagre de ameixa, sumo de limão e vinagre de arroz, para descontrair o fígado e promover a digestão.

DESPERTE A SUA BELEZA NATURAL

A pele é o maior órgão excretor do organismo e reflete a nossa saúde interna. E reage expelindo as toxinas que ingerimos. Nesta primavera, cuidar da pele com rotinas de tratamentos baseadas na macrobiótica pode ser uma solução. Tome nota:

  • Beber mais água durante um período mais diurno.
  • Esfregar o corpo com água morna para abrir os poros e libertar as toxinas, promovendo uma pele suave e radiante.
  • Hidratar o corpo com bálsamos hidratantes naturais, privilegiando produtos à base de mel, aloé vera e calêndula, para manter a pele nutrida e protegida.
  • Escolher alimentos que promovam a saúde da pele, dando preferência sempre alimentos frescos que contenham mais água, para uma tez luminosa e saudável.

Fonte: Instituto Macrobiótico de Portugal

Leia o artigo completo na edição de abril 2024 (nº 348)