Não tens de ser o melhor, nem tens de ser melhor do que outra pessoa. Só tens de ser o melhor que podes ser.

Por Sadhguru. Yogi, visionário e autor de best-sellers do New York Times. Nomeado como uma das 50 pessoas mais influentes da Índia, a obra de Sadhguru tem tocado a vida de milhões de pessoas em todo o mundo através dos seus programas transformadores. A sua abordagem não é atribuída a nenhum sistema de crenças, mas oferece métodos poderosos e comprovados de autotransformação.

 

 

A competição não é necessariamente uma coisa má. A falta de competência é uma coisa má. Se fores incompetente e estiveres em competição, vais-te sentir stressado. Se queres estar numa situação competitiva, tens de trabalhar a tua competência. Neste momento, o problema é que estás a afinar o teu desejo sem afinar a tua competência. Socialmente, chamamos a isto ambição ou orientação para objetivos, mas, em vez de ajustar o teu desejo, se ajustares a tua competência, onde quer que vás, farás melhor do que as pessoas esperam que faças.

NÃO TENTES SER MELHOR DO QUE ALGUÉM

O aspeto fundamental a compreender é que nunca se pode ser melhor ou pior do que alguém. Está tudo na tua mente. O desespero de ser melhor do que alguém surge apenas porque não encontraste nada de valor dentro de ti. Aqueles que não têm qualquer noção da sua própria competência tornar-se-ão competitivos, porque o seu único prazer é estar um passo à frente do outro.

Quando se desfruta de algo que as outras pessoas não têm ou quando se desfruta do sofrimento de outras pessoas, isto é doença, não alegria, mas esta doença penetrou no mundo de uma forma assustadora e pensamos que esta é a única forma de alcançar algo nas nossas vidas.

Desde muito cedo, mesmo antes das crianças começarem a escola, os seus pais começam a dizer-lhes: “Vou colocar-te na melhor escola, deves ser o número um, deves ser o melhor aluno”. Todos os outros devem ser menos do que tu, esse é o único desejo! Se a tua alegria vem do sofrimento de outras pessoas, isso não conduzirá nem ao teu bem-estar nem ao bem-estar do mundo.

Com este tipo de doença, mesmo aspetos simples da vida, como comer bem e dormir bem, não acontecerão. Esta é já a situação nas sociedades modernas. Muitas pessoas têm de tomar um comprimido ou uma bebida, caso contrário, a maioria delas não consegue dormir.

NÃO HÁ NECESSIDADE DE FAZER DA VIDA UMA CORRIDA

A competição é boa a curto prazo. Não há problema se se quiser ganhar uma corrida, mas a vida não é uma corrida. Se a vida se torna uma corrida, e se se quiser ganhar, é preciso chegar primeiro à linha de chegada, não é? Numa corrida como esta, se ganhares, estarás acabado! Aqui e ali, correremos uns contra os outros por desporto, e correremos como se a nossa vida dependesse disso! Mas não há necessidade de fazer da tua vida inteira uma corrida. Não tens de ser o melhor, nem tens de ser melhor do que outra pessoa. Só tens de ser o melhor que podes ser. Tudo o que pode ser deve acontecer, porque cada um de vós é um ser único.

O importante é: vais desdobrar todas as possibilidades que tens dentro de ti? Isto é tudo o que te deve preocupar. Se te concentrares o suficiente no aprimoramento da tua competência, verás que há muita alegria em quebrar as tuas limitações todos os dias e tornares-te algo melhor. Deixarás de te preocupar com a forma como outra pessoa se está a sair.

Excelência não é sobre ser melhor do que outra pessoa. Excelência significa funcionar com a máxima facilidade e no seu melhor. Infelizmente, em nome da competição, a maioria dos seres humanos não está a explorar a profundidade e a dimensão da sua própria competência intrínseca. Talvez pudesse voar, mas, em vez disso, está a escolher estar um passo à frente de outra pessoa. Esta não é a forma de abordar a vida. A verdadeira excelência tem a ver com o pleno florescimento de um ser humano individual.

Leia o artigo completo na edição de maio  2023 (nº 338)

Visite também https://consciousplanet.org/pt