A Biocodex acaba de lançar em Portugal o Mucogyne, um gel íntimo não hormonal com ácido hialurónico em lipossomas, formulado para hidratar, auxiliar na reparação e cicatrização da mucosa vulvovaginal e lubrificar, destinado a mulheres de todas as idades.
A secura íntima é um problema mais comum do que se pensa. De acordo com estudos internacionais, cerca de 40% das mulheres sofre de desconforto vaginal e 62% reconhece que este sintoma afeta a sua intimidade sexual, causando dor. Apesar disso, 40% destas mulheres não fala deste problema com o médico e acaba por sofrer em silêncio. Durante a menopausa, a secura vaginal tende a agravar-se devido a uma menor produção de estrogénio, o que impacta ainda mais a saúde e a qualidade de vida da mulher.
O ácido hialurónico de alto peso molecular sob a forma lipossomal do gel Mucogyne ajuda a manter a hidratação natural da mucosa vulvovaginal. Os lipossomas são vesículas esféricas envoltas por uma bicamada fosfolipídica que favorecem uma libertação controlada e direcionada de ácido hialurónico a um local específico (célula, órgão, tecido) para garantir uma eficácia prolongada.
O gel Mucogyne atua como hidratante na secura vulvovaginal em mulheres com dores durante as relações sexuais, independentemente da idade, ou em mulheres na menopausa. Demonstra também eficácia como cicatrizante (cicatrizes de cirurgia recente ou pele em carne viva e que precisam aplicar o gel para ajudar na reconstrução da pele, graças ao ácido hialurónico) e lubrificante para facilitar a relação sexual.
A hidratação, a par da higiene, é fundamental para manter o equilíbrio da microbiota vaginal, uma vez que favorece a renovação celular e a plasticidade dos tecidos. O gel Mucogyne melhora o índice de saúde vaginal, tem elevada tolerância ginecológica e não contém corantes, álcool ou fragância.
Em idade fértil, a secura pode ter origem no excesso de higiene com produtos não recomendados, doenças crónicas e utilização de corticoides por períodos prolongados, algumas medicações crónicas (antidepressivos, estatinas), síndrome do cólon irritável ou abuso dos antibióticos com destruição da microbiota.