No dia 04 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro, uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC) que tem por objetivo unir e capacitar a população para lidar com um dos maiores desafios de saúde pública.

Anualmente, em todo o mundo, morrem cerca de 10 milhões de pessoas devido ao cancro, o que equivale à população de Portugal. E a incidência desta doença tem tendência para aumentar. Esta informação é da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que explica ainda que mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço, se detetado precocemente e tratado de forma adequada, pode ser curado.

É possível salvar até 3,7 milhões de vidas, todos os anos, com a implementação de estratégias apropriadas e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento da doença.

Nunca é demais relembrar que os tratamentos oncológicos, além dos vários efeitos secundários – físicos e psicológicos – têm um enorme impacto na pele fragilizada destes doentes.

Foi com o objetivo de limitar o impacto dos tratamentos na pele, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos e, consequentemente, das suas famílias, que a Uriage criou a iniciativa “Stronger U”. Um projeto que visa a criação de uma maior proximidade com profissionais de saúde, associações de doentes oncológicos e cuidadores, pela organização de sessões de esclarecimento e workshops, com a recomendação de cuidados de pele direcionados para os doentes.

Nestas sessões educam-se os profissionais de saúde relativamente aos benefícios que a correta utilização de produtos dermocosméticos tem no alívio das toxidermias dos tratamentos oncológicos, ao mesmo tempo que se explica a doentes com cancro e seus cuidadores as mais valias dos cuidados dermocosméticos adequados no alívio da sintomatologia. A abordagem, essa, é holística, para criar um impacto positivo na vida e no bem-estar do doente.

Água Termal de Uriage, cuidados Xémose, Higiene, Bariéderm Cica, Gyn-Phy e Bariésun são as gamas que já fazem parte do portefólio da Uriage, mas ganham especial destaque nesta iniciativa de consciencialização, por permitirem  cuidar e recuperar a pele de doentes oncológicos.