Respostas para um novo ano sem excesso de peso

 

Texto de Pilar Morales, responsável do departamento de Coaching da PronoKal

 

 

O mês de janeiro chega carregado de novas oportunidades. A entrada de um novo ano é quase como um convite a estabelecerem-se novas resoluções. Por isso, este é um excelente momento para se definirem alguns objetivos.

Mas, é possível que para algumas pessoas este mês seja difícil se, por exemplo, os excessos das festas se transformaram em mais um quilo ou outro, ou num impacto negativo no seu estado de saúde. Nesses casos, pode ser bom recordar a frase de Kierkegaard “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para a frente”. Assim, o ideal é começar o ano a olhar em frente e a dar prioridade a um dos aspetos mais importantes para a saúde: a alimentação.

Porque não ter como resolução libertar-se do excesso de peso? Para ajudar na consciencialização de cada um, e consequentemente, no ganho da motivação necessária, devemos responder às seguintes perguntas: Tenho um objetivo concreto em relação ao peso que quero ter? Na dieta que estou a fazer, tenho os aliados perfeitos que me apoiam nas minhas decisões ou vou enfrentar sozinho os momentos mais difíceis? Decido antes o que vou comer ou deixo esta decisão para a última hora? Paro de comer no momento em que me sinto enfartado ou o que me importa é o prazer de comer? Deixo comida no prato ou sinto que devo comer até ao fim, mesmo que já não tenha fome? Sou dos que come rápido ou desfruto o momento? No dia a dia, tenho apenas prazer quando estou a comer ou tiro prazer noutros momentos, como na leitura, passeios ao ar livre, desporto, etc? Estou sempre em stress ou procuro relaxar e aproveitar os momentos? Planeio as refeições com o objetivo de manter um peso saudável ou improviso sem pensar no peso?

Depois de responder a estas perguntas é possível ter consciência das coisas que nos cercam e quais são as que nos fazem não conseguir ter um peso saudável. A partir daqui podemos fazer o nosso próprio rascunho para desfrutar de um ano sem excesso de peso. Se nos dermos conta de que devemos mudar muita coisa para alcançar os objetivos, devemos começar por selecionar três. Centrar a nossa atenção em três coisas, é muito mais fácil para as executar do que dispersar a atenção nas 10.

Devemos dizer sim a um ano feliz e saudável, pois uma vida saudável é uma vida mais feliz. Desfrutar de um novo ano e cuidar da saúde são desejos compatíveis. Para consegui-lo, devemos: marcar um objetivo específico, saudável e realista, em relação ao peso e planear as ações necessárias para os alcançar; procurar ajuda profissional, uma vez que perder peso nem sempre é fácil, requer esforço e dedicação, que muitas vezes não se teve antes e mudar alguns hábitos já intrínsecos muitas vezes custa; no dia a dia tire um momento para relaxar, pois a comida não pode ser a resposta da felicidade.

Seja consciente das ações e objetivos que quer para este novo ano e alcance-os de forma positiva e saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here