FloatFit: descubra a nova modalidade dos ginásios “dentro de água”

0

Floatfit é uma recente modalidade que alia o fitness à piscina. Esta aula de baixo impacto, por ser realizada na água, associa as comuns pranchas, agachamentos e movimentos mais ativos ao desafio do equilíbrio em cima da plataforma flutuante. É uma forma diferente de fazer exercício, mas altamente eficaz e desafiante. Venha conhecer!

 

Pela Profª Rita Franco

Licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Coimbra e em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro. Exerce funções no Holmes Place Arrábida como fisioterapeuta, personal trainer, instrutora de Pilates e Body Balance. Trabalha também como formadora na Holmes Place Training Academy, no âmbito do Pilates, Personal Training Foundation Course, Plataformas Vibratórias e Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

O FloatFit consiste numa modalidade realizada no meio aquático e que apresenta várias vertentes, desde um treino intervalado, com alguma intensidade, mas de baixo impacto, por ser feito na água, até uma atividade de relaxamento.

A modalidade foi criada em Inglaterra pela aquaphysical. A aula tem a duração de 30 minutos e recorre a uma série de exercícios encadeados em intervalos de curta duração, utilizando uma plataforma flutuante, denominada aquabase, que permite realizar desde posturas estáticas (prancha) até movimentos explosivos (burpees).

A aula contempla um aquecimento, com adaptação à aquabase, o treino de HIIT (treino intervalado de alta intensidade), um challenge e, por fim, um alongamento. O treino torna-se desafiante porque a variável instabilidade está sempre presente, o que torna normal o desequilíbrio constante. Contudo, os instrutores são treinados para oferecer progressões para que todos os praticantes se possam sentir incluídos e gradualmente desafiados.

Esta modalidade pode ser praticada em formato de aula de grupo ou num treino individualizado. É uma forma diferente de fazer exercício, mas altamente eficaz e desafiante.

Apesar de ser um tipo de treino realizado na sua totalidade na água, o FloatFit pode ser praticado por quem treina na piscina, no ginásio ou faz treino outdoor. A única contraindicação é a gravidez, visto não haver estudos científicos que comprovem a sua realização de forma segura para a gestante.

Leia o artigo completo na edição de setembro 2017 (nº 275)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA