O mês de setembro representa, para a esmagadora maioria das crianças, o regresso às aulas e o voltar às rotinas. Este período exige a adoção de novos horários e hábitos de vida, tanto para as crianças como para os pais, sendo recomendável iniciar este processo de adaptação uma semana antes do início do ano letivo.

Artigo da responsabilidade do Dr. Alexandre Bogalho. Psicólogo Clínico. Neuropsicólogo de Hospitais Privados.

 

A presença e o envolvimento dos pais são fundamentais desde o início das aulas, para que as crianças se sintam mais confiantes e motivadas. É crucial transmitir a ideia de que o regresso à escola é positivo, trazendo novas oportunidades, como traçar objetivos e alcançar metas.

Para muitas crianças, esta fase corresponde ao reencontro com amigos e professores, mas também se rodeia de alguma ansiedade e expetativa próprias de quem começa um novo ano letivo ou muda de escola.

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PARENTAL

O envolvimento dos pais na educação dos filhos é crucial para o sucesso escolar e o desenvolvimento emocional das crianças. Quando os pais se mostram presentes e interessados nas atividades escolares, reforçam a importância da educação, motivando os filhos a atingir melhores resultados académicos.

O envolvimento parental na educação, aliado ao acompanhamento psicológico, cria uma base sólida para o sucesso escolar e o bem-estar geral das crianças. Pais envolvidos e atentos, em colaboração com profissionais de saúde mental, podem transformar a experiência educativa das crianças, garantindo que estas cresçam felizes, seguras e preparadas para o futuro.

Além do apoio académico, o acompanhamento psicológico pode ser determinante para identificar e tratar possíveis problemas emocionais que possam interferir no rendimento escolar. Consultar um psicólogo pode ajudar a criança a lidar com a ansiedade, o stress e outros problemas emocionais, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado.

PREPARAÇÃO PRÁTICA

O regresso às aulas acarreta uma série de deveres e obrigações, como comprar material escolar, fazer os trabalhos de casa, estudar, organizar a mochila e escolher a roupa para o dia seguinte. O papel dos pais é determinante neste processo.

A participação ativa dos pais na educação dos filhos contribui significativamente para o desenvolvimento e aproveitamento escolar das crianças. Quando as crianças se sentem protegidas e apoiadas, desenvolvem melhor a autoestima e tornam-se capazes de enfrentar desafios com mais confiança.

COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES FAMILIARES

A comunicação eficaz entre pais e filhos é essencial para promover uma boa relação familiar. Perguntar às crianças como correu o dia, como se sentiram na escola… Partilhar essas experiências fortalece os laços familiares e ajuda a criança a sentir-se valorizada e compreendida.

Muitos especialistas afirmam que os principais problemas familiares surgem da falta de um diálogo eficaz em casa. Portanto, é crucial apoiar e orientar os filhos desde o primeiro dia de aulas, para que se tornem alunos bem-sucedidos.

PERSPETIVA PSICOLÓGICA SOBRE A ESCOLA

Reforçar a ideia de que a escola é um lugar onde se adquire conhecimento, onde se aprendem assuntos interessantes e onde se evolui enquanto pessoa é fundamental para mudar perceções negativas em relação à escola e promover atitudes mais positivas.

Para muitas crianças, especialmente as mais extrovertidas, o regresso às aulas é um processo normal de socialização e aprendizagem, manifestando alegria no reencontro com colegas e professores. No entanto, para as mais introvertidas e mais novas, esta fase pode representar alguma dificuldade e resistência à mudança, características naturais da sua faixa etária e grau de escolaridade.

Leia o artigo completo na edição de setembro 2024 (nº 352)