O mês de setembro traz geralmente consigo o fim das férias de verão, o regresso às aulas e às rotinas de trabalho. Depois de várias semanas de descontração e descanso, voltar a acordar com despertador e a correria do dia a dia de trabalho e estudo pode criar uma sensação de maior cansaço e falta de energia.

Ter uma alimentação rica em nutrientes, beber bastante água, praticar exercício físico e ter uma rotina de sono consistente, são hábitos muito importantes para o nosso bem-estar e para regular os níveis de energia.

Mas estes bons hábitos podem não ser suficientes e por vezes precisamos de um apoio extra para repor os nossos níveis de energia. Há determinadas vitaminas e sais minerais que têm um papel fundamental no metabolismo da energia, como por exemplo as vitaminas do complexo B, que são conhecidas por ajudar na produção de energia e melhorar a função cerebral, sendo ideais para quem precisa de manter o foco durante o dia. Saiba quais os nutrientes que são fundamentais para reforçar a energia e vitalidade:

Zinco: é um mineral que entra em mais de 300 processos metabólicos no nosso corpo, ou seja, é essencial para a manutenção dos nossos níveis de energia e de disposição. Para que este mineral não nos falte, não nos podemos esquecer de ingerir alimentos como iogurtes e o grão de bico.

Magnésio: amêndoas, espinafres e abacates, o que é que têm em comum? São três alimentos ricos em magnésio, um mineral que está presente em reações biológicas desde os nossos músculos até ao cérebro. O magnésio permite que o corpo produza energia, enfrente as adversidades de uma vida acelerada e se mantenha saudável.

Vitaminas do complexo B: são conhecidas pela sua função de restabelecer e aumentar a energia. Temos de ter atenção a estas vitaminas, dado que o nosso organismo não tem a capacidade de as produzir e elas são essenciais para que o nosso corpo transforme os alimentos que ingerimos em energia. A vitamina B6, por exemplo, vai auxiliar na redução do cansaço e na manutenção do bem-estar físico. Pode encontrá-la na carne, no arroz e até em sementes de girassol. Por outro lado, numa vida acelerada convém ter o nosso sistema nervoso a funcionar corretamente e, para isso, temos as vitaminas B3 e B12, que ajudam no bom funcionamento do mesmo. Para ter a certeza que estas vitaminas estão presentes podemos optar por alimentos como o marisco, salmão, leite e amendoins.

Vitaminas antioxidantes: na nossa rotina diária estamos expostos a agentes agressores que vão prejudicar o funcionamento do nosso organismo. Desta forma, torna-se importante ter uma alimentação que forneça antioxidantes para reforçar o combate face a estes agentes e reparar os danos que estes possam causar. As vitaminas E, A e C, presentes em sementes, citrinos, morangos, batata-doce ou até na gema do ovo, vão ajudá-lo a reforçar a sua imunidade e a manter o seu ritmo.

Coenzima Q10: é uma substância, semelhante às vitaminas, importante e necessária para o funcionamento de muitos órgãos e reações químicas no organismo. Fornece energia às células e tem atividade antioxidante, estando presente em pequenas quantidades em carnes e peixes.

Ferro: é responsável por manter o oxigénio a circular no nosso corpo, pelo que a falta deste mineral vai afetar negativamente o desempenho no trabalho e pode prejudicar as nossas capacidades cognitivas. Ostras, lentilhas e carne bovina são alguns alimentos onde podemos ir buscar este elemento essencial para o nosso organismo.

Fonte: Bayer