Todos desejamos um verão quente, mas não queremos que isso signifique passar mal. É por isso que o ar condicionado é hoje uma parte essencial das nossas vidas. Já lá vão os dias em que se chega a uma casa sobreaquecida e húmida. Com o premir de um botão, ou mesmo remotamente, através de uma aplicação no smartphone, obtém-se um ambiente perfeitamente fresco, com ar renovado, com a quantidade certa de humidade e até filtrado de poluentes, pólen e outras partículas nocivas.
Se ainda está a pensar se deve comprar um ar condicionado ou se é um investimento demasiado caro para apenas alguns meses quentes de verão, continue a ler. A Hisense explica porque é que um sistema de ar condicionado de alta qualidade é essencial para a sua casa durante todo o ano.
Quanto custa ter um sistema de ar condicionado?
A boa notícia é que os sistemas de ar condicionado já não são tão caros como costumavam ser. Para um apartamento pequeno (ou se quiser arrefecer apenas alguns quartos) não precisa de um aparelho super potente, o que significa que os custos serão muito mais baixos. Os modelos mais básicos oferecem diversas funções a um preço muito acessível. Além disso, o ar condicionado é um investimento a longo prazo, o que significa que, com uma utilização e cuidado adequados, será instalado por pelo menos 10 anos ou mais.
Se tiver o espaço e puder pagar o investimento, o ar condicionado instalado na sua parede tem os melhores resultados. Os modelos split têm uma unidade exterior e uma unidade interior que devem ser instaladas por profissionais (o que acarreta alguns custos adicionais). Estes aparelhos de arrefecimento são normalmente mais potentes e eficazes. Dentro dos modelos Split, destacamos o Fresh Master da Hisense, que oferece uma experiência de utilizador bastante cómoda, inteligente e saudável. O dispositivo com WiFi integrado, combina as capacidades de um ar condicionado e de um purificador de ar. Graças à tecnologia HI-NANO, é capaz de eliminar mais de 99% do vírus H1N1, e segundo dados do laboratório francês Texcell pode também inibir eficazmente o SARS-CoV-2 em cerca de 93,54%.
Ar condicionado com um valor ajustado a cada utilizador
Os equipamentos portáteis de ar condicionado são a opção mais económica. Embora possam não ser tão potentes como as unidades de exterior-interior, cumprem a sua função. Há muitas opções – algumas requerem uma janela para deixar sair o excesso de humidade, outras até funcionam como purificador e humidificador de ar. E o melhor de tudo, os aparelhos portáteis de ar condicionado são muito acessíveis (e sem custos de instalação), pelo que não significam um gasto excessivo no seu orçamento doméstico.
Mas o ar condicionado a funcionar em casa sai caro…
Bem, não exatamente. Sim, se usar um ar condicionado velho todo o dia ligado, a uma alta velocidade, ele irá aumentar a sua conta de eletricidade. Felizmente, existem outras opções. Use o modo económico dos novos AC e siga alguns truques inteligentes. Abra janelas apenas durante a noite, use sombras durante o dia para impedir o sobreaquecimento da sua casa e faça bom uso de todas as funções inteligentes que o seu equipamento tem para oferecer.
Os mais recentes equipamentos de ar condicionado Hisense oferecem a função AI Smart que pode detetar as posições das pessoas e ajustar inteligentemente a temperatura, o fluxo de ar e a humidade em conformidade. Quer uma brisa direta, ou prefere evitá-la? O ar condicionado pode ajustar-se. E tem também um motor inversor 3D para maior eficiência energética. Assim, a sua conta de eletricidade não sofrerá.
Utilize o seu ar condicionado para aquecimento
Aproveite e faça um investimento duplo. O seu novo ar condicionado não só o poupará da onda de calor, como também será útil durante os dias frios. O aquecimento do ar condicionado é muito menos dispendioso (se tiver um dispositivo novo e eficiente em termos energéticos com motor Inverter) e aquece qualquer divisão em pouco tempo até alcançar a temperatura certa.