Todos nós já ouvimos, seguramente, falar da famosa “zona de conforto”. Considera-se que estamos na zona de conforto quando a vida se enrola nos factos comuns, nas coisas que se repetem, com comportamentos, hábitos, rotina de todos os dias e nas escolhas que fizemos e que continuamos a manter.

São muitas as pessoas que desejam sair da sua zona de conforto, mas não o fazem por medo da mudança. Contudo, tal pode conduzir a uma sensação de vazio e insatisfação, quer seja a nível pessoal ou profissional.

Para o ajudar, especialistas revelam algumas dicas que pode ir aplicando no dia a dia para sair da zona de conforto:

1. Descubra o seu potencial

Antes de tomar qualquer atitude, é necessário fazer uma análise profunda sobre todos os pontos da sua vida. Comece por responder a algumas questões, por exemplo: Estou satisfeito(a) com minha condição atual? Que sonhos deixei de lado ao longo da vida? Quais são os meus hobbies? Que habilidades já desenvolvi até hoje? A lista pode variar de acordo com o perfil de cada pessoa. Porém, responder a essas perguntas com sinceridade é o primeiro passo para sair da sua zona de conforto. Além do mais, as respostas que pode dar hoje serão diferentes daquelas que dará caso faça essa mesma análise no futuro. Isso acontece porque desenvolvemos diferentes habilidades de acordo com os esforços que realizamos nas nossas vidas.

2. Pratique a flexibilidade

A flexibilidade é uma característica essencial de uma pessoa que se conhece a si mesma e que está pronta para lidar com situações inesperadas. Geralmente, não temos controlo sobre as pessoas que estão à nossa volta, já que elas são livres para agir e pensar da maneira que querem. Então, não seja tão radical. Tente adaptar-se aos cenários que surgirem e, mais do que isso, tente aprender com as novas situações impostas.

3. Estude mais sobre diversos temas

Invista em conhecimentos que podem agregar valor à sua vida profissional, mas não se esqueça de desempenhar também atividades que sejam do seu interesse pessoal. Pelos dois caminhos, conseguirá ser uma pessoa mais equilibrada emocionalmente e realizada.

4. Procure eliminar os seus medos

Sentir medo é algo natural e serve para protegê-lo do perigo. No entanto, o medo em excesso é prejudicial para o seu desenvolvimento pessoal, pois atrapalha os relacionamentos e a realização de novas experiências na sua rotina. Para ultrapassar o medo é necessário enfrentar aquilo que provoca essa sensação. Uma situação que atrapalha o desempenho de vários empreendedores é a dificuldade em falar em público, e esta característica é fundamental em qualquer área. Assim, faça de tudo para desenvolver essa habilidade.

5. Tenha um bom networking

Conhecer pessoas novas é uma ótima maneira para sair da zona de conforto. Uma simples conversa na hora do café pode levar a uma boa conexão profissional ou até mesmo a uma parceria para abrir um negócio próprio. Por isso, não tenha medo de participar em eventos, adicionar novos contatos e conhecer outras realidades e opiniões.

6. Experimente algo novo todos os dias

Sair da zona de conforto é algo que requer um esforço diário para superar obstáculos. Neste sentido, procure ter novas experiências, por exemplo, ir para o trabalho por um caminho diferente, planear uma viagem para um destino invulgar, comer em restaurantes que não conhece. Estas pequenas mudanças de hábitos podem levar a algo maior.

7. Faça atividades independentes

Certamente que já deixou de fazer uma viagem ou de ir ao cinema porque não tinha companhia. Tente fazer algumas atividades sozinho(a) também. Verá que esse tempo é ideal para o autoconhecimento.

8. Partilhe a sua opinião e aceite feedbacks

Se não costuma partilhar a sua opinião e expressar os seus sentimentos, está na hora de o começar a fazer. Essas atividades simples são fundamentais para sair da zona de conforto, pois requerem uma certa coragem. Por outro lado, deve também estar preparado para ouvir o que os outros têm a dizer sobre si. Analise tudo o que foi dito e pense nos aspetos que pode melhorar.

9. Crie metas

Deve criar metas para sair da sua zona de conforto. Para tal, faça uma lista de atividades que quer realizar e defina um prazo para cada uma delas. Tenha apenas atenção para não determinar algo que seja inalcançável, pois irá atrapalhar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Fonte: Hotmart