Liga Portuguesa Contra o Cancro: recomendações para lidar com a ansiedade

0

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar uma sessão online sobre o impacto emocional da pandemia por COVID-19 nos doentes oncológicos, familiares e cuidadores, na quinta-feira dia 14 de maio, às 18h00, na página de facebook da LPCC – https://www.facebook.com/ligacontracancro.

A atual pandemia que nos encontramos a vivenciar, associada à necessidade de isolamento profilático, conduziu a alterações profundas nas relações sociais e nos hábitos de vida e rotinas diárias, induzindo um grau considerável de medo, preocupação e ansiedade na população em geral e, particularmente, em determinados grupos de risco, como é o caso dos doentes oncológicos, o que se estende aos seus familiares e cuidadores.

Os doentes oncológicos encontram-se numa situação de maior risco psicológico pois são um grupo mais vulnerável à doença e ao seu impacto em diversas esferas da vida.

A Dra. Sónia Silva, psicóloga clínica e responsável pela Unidade de Psico-Oncologia e Unidade de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, irá falar-nos sobre “os desafios psicológicos que esta conjuntura que atravessamos coloca a todos nós, mas aos doentes oncológicos e seus familiares e cuidadores em particular, sugerindo algumas estratégias que entendemos serem facilitadoras dos processos de adaptação nesta fase”.  Irá também responder a todas as questões que forem colocadas neste âmbito na sessão de esclarecimentos.

É possível submeter algumas das suas preocupações de forma antecipada, utilizando o e-mail: duvidasansiedade@ligacontracancro.pt.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza consultas de Psico-Oncologia dirigidas a doentes oncológicos e familiares, conduzidas por psicólogos clínicos com formação na área da oncologia. Durante o período de pandemia por COVID-19, o acompanhamento psicológico presencial encontra-se suspenso, mas está disponível via telefone ou videochamada podendo o mesmo ser solicitado através da Linha Cancro – 808 255 255 ou diretamente para cada um dos Núcleos Regionais (pode obter contactos aqui).

Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here