O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca acaba de criar uma Unidade de Ortogeriatria que irá prestar cuidados de saúde de uma forma multidimensional e interdisciplinar, aos doentes maiores de 60 anos com fraturas de fragilidade, sobretudo ao nível da extremidade proximal do fémur, residentes nos Concelhos de Amadora e Sintra.

Esta Unidade vai trabalhar em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, com foco na reabilitação funcional, prevenção secundária de fraturas e quedas, nos doentes após a alta. Este modelo de gestão partilhada permite alcançar os melhores resultados, com impacto positivo no tempo decorrido até à cirurgia, na duração do internamento, taxa de morbilidade e mortalidade, assim como na redução dos custos em saúde.

A Unidade Clínica Integrada de Ortogeriatria, coordenada pelos médicos Nuno Correia Mendonça e Carla Vera Cruz, conta com uma equipa multidisciplinar alicerçada na Ortopedia e Medicina Interna/Geriatria, em colaboração com a Medicina Física e da Reabilitação, Anestesiologia, Dietética e Nutrição, Imuno-Hematoterapia e Serviço Social.

As fraturas de fragilidade no idoso, onde se incluem as da anca, não são eventos isolados. Estas podem surgir num contexto de doença médica aguda, comorbilidades, incapacidade e fragilidade estando frequentemente associada a síndromes geriátricas. Estes doentes apresentam um risco acrescido de quedas e fraturas futuras, passam por um período peri-operatório desafiante e têm risco de descompensação de outras doenças médicas. Muitos deles nunca retornam ao seu nível funcional prévio.