Floral ou amadeirado? Extrato concentrado ou bruma ligeira? Eleger a fragrância adequada é uma verdadeira arte. Nesta época natalícia, aprenda todos os segredos dos perfumes e desfrute em pleno.
Quando Marilyn Monroe confidenciou que dormia com apenas duas gotas de Chanel Nº5, presenteou a marca francesa com uma publicidade impagável. A atriz conhecia a sensualidade que pode emanar de um frasco de perfume. Atualmente, as estrelas são outras, entre atrizes e cantoras, mas os elegantes frascos Eau de Parfum e Eau de Toilette constituem uma presença obrigatória nos presentes de Natal.
Combinações de óleos essenciais
Os perfumes são combinações de diversos óleos essenciais. Estes óleos podem extrair-se das pétalas, das folhas, das raízes, dos frutos e, também, das sementes das plantas. Além disso, podem adicionar-se ingredientes sintéticos.
Todos nós já ouvimos dizer que, para se apreciar um aroma, é preciso deixar passar algum tempo após o aplicarmos. Isto acontece porque os componentes do perfume desprendem um odor – também designado por nota – diferente em cada etapa da sua evaporação. Existem três tipos de notas:
- nota de saída, que oferece a primeira impressão do perfume e que dura apenas uns minutos;
- nota intermédia, que determina o caráter do perfume e que surge vários minutos após a aplicação;
- base, o aroma que permanece na pele durante horas.
Famílias de fragrâncias
Para eleger a fragrância mais adequada, é muito importante conhecer as famílias em que estas se agrupam. As mais conhecidas são:
- Florais – Baseadas numa única flor, são intensas e enjoativas.
- Orientais – Baseadas em notas florais e resinosas, que proporcionam um toque exótico e etéreo.
- Cítricas – Aromas de limão, laranja e tangerina. São frescas e revitalizantes.
- Verdes – Baseiam-se em notas de plantas verdes, combinadas com outras amadeiradas. São refrescantes e delicadas.