Farmácias Holon ajudam mais de 1.000 utentes no controlo do hipotiroidismo

0

Mil cento e quarenta e dois utentes com hipotiroidismo foram acompanhados pelas profissionais de saúde das Farmacias Holon, no âmbito da campanha de sensibilização ‘PODE SER DA TIROIDE’. Inserido no projeto “A Intervenção Farmacêutica no Hipotiroidismo”, 80 utentes foram encaminhados para consulta médica e 146 pessoas para Consulta Farmacêutica, Serviço de Nutrição e Serviço de Dermofarmácia Holon. Em causa está um possível não controlo da patologia.

“Os nossos farmacêuticos Holon têm efectuado encaminhamentos no âmbito do projeto, que se devem, sobretudo, a um possível não controlo da patologia.

Normalmente, durante o atendimento/aconselhamento, os utentes mencionam alguns sinais e sintomas que nos levam a encaminhá-los para outros níveis de intervenção, nomeadamente para os serviços farmacêuticos e complementares, uma vez que consideramos que poderão ter um valor acrescentado no controlo e atenuação dos mesmos.

No âmbito do serviço de nutrição, por exemplo, são encaminhados utentes que mencionam, sobretudo, sintomas como a obstipação ou o aumento de peso, enquanto que o serviço de dermofarmácia poderá ser uma mais-valia nas situações de problemas relacionados com a pele, cabelos e unhas”, explica Joana Brito, responsável pelo projeto.

A campanha “Pode ser da Tiroide”, em parceria com a Merck S.A., pretende alertar e sensibilizar a população para os sinais e sintomas do hipotiroidismo, de forma a contribuir para o diagnóstico precoce e adesão à terapêutica.

O projeto decorre até ao final do ano, em 97 farmácias, de norte a sul do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here