Lisboa volta a receber, entre 6 e 8 de maio, o Exercise Summit, um dos maiores eventos de exercício e saúde em Portugal. Nesta 4ª edição, que acontece no Fórum Lisboa, o programa conta com a presença de professores e investigadores na área do exercício físico, fisiologia, ciência e reabilitação.

Sob o lema, “Juntos Para Uma Saúde Mais Forte”, este evento tem como objetivo promover a atualização profissional, a qualidade e a inovação nas profissões ligadas à atividade física. Este ano esperam-se cerca de 400 participantes.

O encontro conta com apresentações de peritos internacionais, como Brad Schoenfeld, investigador norte-americano e especialista em treino de hipertrofia e na melhoria da composição corporal, e Mikel Izquierdo, investigador espanhol e professor de biomecânica e fisiologia do exercício.

O programa inclui especialistas portugueses, médicos e professores catedráticos, como Rogério Barbosa Pereira, fisioterapeuta pós-graduado em reabilitação no desporto e doutorando em Fisioterapia, e Helder Dores, coordenador de Cardiologia Desportiva no Hospital da Luz Lisboa.

“Numa altura em que todos conhecemos a importância da integração do exercício físico no estilo de vida, vamos trazer ao Exercise Summit as melhores práticas associadas ao treino de força, e apresentar conteúdos que contribuem para uma saúde melhor. É um evento dirigido a quem se preocupa com as várias áreas complementares da saúde”, afirma Hugo Moniz, CEO da EXS – Exercise School, responsável pela organização do evento.

As inscrições para o Exercise Summit 2022 já estão abertas e disponíveis na página https://exercisesummit.pt

 

Programa

Data: 6, 7 e 8 de maio

Horário: 06/05 – 14h30 às 18h30

07/05 – 9h45 às 18h50

08/05 – 10h às 18h00

Local: Fórum Lisboa, Avenida de Roma, 14, 1000-143 Lisboa

Oradores – Programa

Rogério Barbosa Pereira: Vamos aprender como ficar mais móveis, fortes e com maior controlo motor. 

Mikel Izquierdo: Os benefícios destes programas estendem-se ao sistema neurológico, cardiovascular, respiratório e endócrino, cujo efeito global contribui para tornar os sistemas de saúde mais eficazes e, assim, conseguir que a população tenha um envelhecimento saudável e digno.

Orlando Fernandes: Sistemas saudáveis e altamente adaptáveis depende da obtenção de um estado ótimo de variabilidade. Como procurar a variabilidade ótima?

Brad Schoenfeld: Serão apresentados exemplos de programações de treino cujo objetivo é a otimização de resultados

António Palmeira: Reconhecer esta interação é um passo fundamental para que possamos mudar os nossos comportamentos de maneira a potenciar a prática continuada do exercício dos vossos clientes.