Em defesa de uma alimentação variada e equilibrada

0

Manter uma alimentação variada, equilibrada, completa e seguindo as indicações da roda dos alimentos é uma prioridade que devemos ter durante os 365 dias do ano. Fator que ganha ainda mais importância durante o período de quarentena das famílias portuguesas. Ao atravessar uma fase de isolamento, que cuidados especiais devemos ter com a alimentação? Que alimentos devemos preferir? E como adequar as escolhas à idade de todos os membros da família?

A resposta não é linear, mas o que sabemos como fundamental é manter o acesso a fornecedores de energia, como hidratos de carbono, proteínas e lípidos, vitaminas e minerais (como A, B6, B9, B12, C, D, ferro, selénio etc.) e água. Todos eles fáceis de encontrar quando seguimos a roda dos alimentos. Por isso, manter os horários das refeições e privilegiar frutas, hortícolas, bem como o consumo de água, leite e derivados, estão na base de alguns dos comportamentos seguros, agora como nunca, a não esquecer.

Numa altura em que o tempo de permanência em casa é maior, é essencial encontrar opções variadas, que quebrem a monotonia da dieta e que ao mesmo tempo reúnam os ingredientes necessários ao desenvolvimento e correto funcionamento do organismo. Quando falamos das famílias, a missão ganha especial importância: o leite e derivados (como o iogurte e o queijo), por exemplo, são alimentos importantes, sobretudo para o crescimento e desenvolvimento dos ossos das crianças, por serem fonte de importantes nutrientes – não esquecer que o iogurte contém proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, de qualidade equivalente às da carne, peixe e ovo.

Optar por comer um iogurte, por exemplo, pode ser um delicioso hábito no âmbito de uma alimentação saudável. O iogurte pode ser encontrado em várias formas (simples, com sabores, para beber, etc.) e é fácil de conjugar com outros acompanhamentos como fruta, frutos secos, granola, etc. Tudo isto que seja ao pequeno-almoço, como um lanche saudável ou até incluí-lo em receitas para tornar experiências caseiras diferentes.

E é por isso que o desafio é simples, numa altura de muito tempo para as famílias portuguesas é também o momento de reinventar as refeições lá em casa: levar os mais novos para a cozinha, ajudá-los a preparar os seus pequenos almoços e lanches, recriar snacks e aprender a evitar o sal e açúcares em excesso.

A Danone através das suas plataformas tem inúmeras ideias e combinações para que os momentos de lanche em família se tornem ricos em nutrientes, mas também em animação.

Descubra tudo aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here