A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) organiza, entre os dias 22 e 24 de Setembro, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, o X Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e o I Congresso Internacional da APCP.
“Cuidar o nosso Legado” é o lema deste congresso, que marca a comemoração dos 25+2 anos da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos que, por força da pandemia, viu adiada em dois anos a comemoração deste importante marco na existência da APCP.
No âmbito do aniversário da associação, será feita uma homenagem ao seu primeiro presidente, Prof. Dr. José Ferraz Gonçalves, e dinamizar-se-á uma sessão com os presidentes da APCP, na qual estes partilharão as suas reflexões quanto ao desenvolvimento dos cuidados paliativos no nosso país, contributo da APCP e desafios para o futuro.
Ao longo dos três dias de congresso, debater-se-ão os desafios que os cuidados paliativos em Portugal estão a enfrentar como a clarificação de conceitos, a reflexão em torno de uma intervenção precoce ou atempada, a integração de cuidados paliativos noutras áreas de cuidados dentro do sistema nacional de saúde, o reconhecimento dos cuidados paliativos como uma área de especialidade médica e de enfermagem, entre outros. Destaca-se ainda a apresentação, análise e reflexão, bem como a assinatura da “Declaração Europeia Cuidados Paliativos 2020, que é baseada nas recomendações para o desenvolvimento de políticas de saúde resultantes da evidência produzida por dois projetos europeus (IMPACT e Euro-IMPACT).
O Dia Internacional do Congresso será um dos pontos altos do congresso. Este dia conta com a presença de doze convidados internacionais oriundos de oito países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Irlanda, Itália, Noruega e Reino Unido). Estes convidados são de reconhecido mérito internacional em cuidados paliativos e partilharão a sua experiência e saber em várias áreas temáticas. Para concretizar este dia internacional, a APCP contou com o apoio da European Association for Palliative Care (EAPC).
Ainda no âmbito do X Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e do I Congresso Internacional da APCP, serão atribuídos os Prémios de Investigador Júnior e Investigador Clínico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, que foram criados com o intuito de enaltecer o trabalho de investigadores juniores e investigadores clínicos de cuidados paliativos em Portugal, reconhecendo, dessa forma, a importância da investigação como parte integrante e essencial do desenvolvimento de cuidados paliativos.
As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 16 de Setembro no link: https://bit.ly/3AnpzCx