Quando a recém-mamã recebe nos seus braços o pequenino ser, é bastante frequente que, juntamente com uma indescritível alegria, seja assaltada por dúvidas gigantescas sobre o que fazer exatamente, em cada momento. Saiba que cuidar do bebé é uma “arte” que se aprende. Para isso, aqui ficam algumas dicas. Depois, é deixar o instinto maternal funcionar.

Durante a sua estada na maternidade, terá aprendido alguma coisa sobre os cuidados básicos de um recém-nascido, como pegar-lhe, deitá-lo, vesti-lo, mudar-lhe a fralda, etc. Agora, em casa, chegou o momento de levar essas lições à prática…

Ao seu colo, o bebé sentir-se-á seguro, mas necessitará que você também o esteja. Tome-o nos braços, sem medo, para lhe transmitir essa sensação de bem-estar e segurança. No princípio, parece difícil, mas não se preocupe: aprende-se depressa o jeito. Tome nota:

  • Deve sempre apoiar as costas, o pescoço e a cabeça do bebé.
  • Não lhe pegue bruscamente: aproxime-se dele, para que a distância a percorrer até aos braços do papá ou da mamã seja mínima. Além disso, esta forma de lhe pegar também é a mais adequada para as suas costas.
  • Quando o deitar no berço, de barriga para cima, segure-o com uma mão na cabeça e outra no rabinho. Apoie, primeiro, o rabinho e, depois, delicadamente, a cabeça.
  • Em pouco tempo, saberá que posição o bebé prefere, em cada momento. Se for curioso, gostará de passear pela casa com as costas contra o seu peito, olhando para a frente. Se tiver cólicas, mantenha as costas do bebé direitas, para que expulse bem os gases.

Mudança da fralda

Vai repetir este gesto tantas vezes ao dia, que rapidamente será uma especialista. Até lá, aqui ficam alguns conselhos:

Quando é que mudo a fralda? Muitos bebés dormem sossegadamente, sem que a fralda suja pareça incomodá-los. Outros, pelo contrário, choram desconsoladamente e sentem-se incomodados, se não lha mudam. Sempre que o seu filho chore, verifique se fez chichi ou cocó e mude-lhe a fralda. Nos primeiros dias, deverá fazê-lo muito frequentemente: antes ou depois de lhe dar peito ou biberão, cada vez que estiver molhado, ao acordar e todas as noites, antes de dormir.

Onde é que a mudo? A bem das suas costas, faça-o sempre numa superfície sobre a qual não tenha de se inclinar muito. As banheiras-mudadores são o local ideal. Além disso, tem à mão tudo o que necessita: toalhetes, esponja, fraldas limpas, etc. E é importante que assim seja, porque nunca deve deixar a criança sozinha, para ir buscar qualquer coisa que tenha esquecido.

Como é que a mudo? Limpe o rabinho com um toalhete húmido ou uma esponja humedecida em água tépida, com todo o cuidado, para que não fiquem restos nas pregas da pele. Seque muito bem, antes de lhe pôr uma fralda limpa, insistindo, sobretudo, na zona das pregas.

Leia o artigo completo na edição de junho 2023 (nº 339)