Neste artigo, exploraremos o que caracteriza o vício em compras online, como se desenvolve, o seu impacto na saúde mental, como identificá-lo e, sobretudo, como preveni-lo.

Artigo da responsabilidade da Dra. Filipa Jardim da Silva. Psicóloga Clínica, Autora e Fundadora da Academia Transformar

  

A internet revolucionou as nossas vidas. A forma de comunicar, aceder a informação e aprender transformaram-se. Entre as muitas mudanças que surgiram, as compras online ocupam um lugar de destaque, sobretudo pós-pandemia covid-19. O que antes exigia sair de casa, procurar lojas e lidar com filas intermináveis, hoje está a um clique de distância. No entanto, se por um lado a facilidade de comprar online trouxe mais conforto e acessibilidade, por outro, aumentou as compras por impulso, o que acarreta vários riscos.

O QUE É O VÍCIO EM COMPRAS ONLINE?

Embora seja comum gostarmos de comprar algo novo de vez em quando, o vício em compras é muito mais do que um ato prazeroso e consciente. Trata-se de uma compulsão incontrolável para comprar, mesmo quando o ato não é necessário e, muitas vezes, quando há prejuízos evidentes para a vida financeira e emocional. Numa compulsão há a perda de controlo, como se uma força maior nos dominasse e não fosse possível contrariar o desejo ou impulso.

No ambiente online, o vício em compras pode intensificar-se devido à facilidade e conveniência que a internet oferece. Com algumas pesquisas e cliques, é possível adquirir produtos que nos chegam diretamente à porta, num ambiente visual apelativo, muitas vezes com ditas promoções e descontos que incentivam ainda mais o comportamento impulsivo.

Como é que o ambiente digital facilita a compulsão em compras? A resposta está em três fatores principais: acessibilidade, anonimato e gratificação instantânea.

  • Acessibilidade

Qualquer pessoa com um smartphone ou computador pode aceder a lojas online a qualquer momento, em qualquer lugar. A facilidade de pagamento por meio de cartões de crédito, aplicativos de pagamento e plataformas de compras rápidas elimina obstáculos que poderiam dar ao comprador tempo para refletir sobre a real necessidade de determinada compra. Não se vê o dinheiro, simplesmente carregam-se em botões.

  • Anonimato

No ambiente online, não há a sensação de julgamento ou desconforto que pode ocorrer numa loja física. Não há um vendedor que observa ou o olhar de um desconhecido, o que cria uma sensação de privacidade, permitindo que o comprador se entregue mais facilmente ao impulso.

  • Gratificação instantânea

As plataformas de compras muitas vezes oferecem entregas rápidas, atualizações constantes sobre o pedido e ofertas na sequência da compra que mantêm o comprador num ciclo de excitação e expectativa, reforçando o comportamento de compra contínuo.

QUANDO O HÁBITO VIRA PATOLOGIA

Para muitas pessoas, comprar online é uma prática inofensiva, ocasional e prática. Para outras pode transformar-se numa patologia chamada oniomania ou compra compulsiva. A compra compulsiva online caracteriza-se pela necessidade de comprar constantemente, sem controlo sobre o comportamento e, muitas vezes, com prejuízo para outras dimensões da vida, como o trabalho, relacionamentos e/ou a saúde financeira.

Há sinais importantes que podem indicar quando o ato de comprar online está a tornar-se um problema patológico:

  • Preocupação excessiva com compras

Pensar constantemente em adquirir novos produtos, navegar por sites de compras mesmo sem intenção concreta de adquirir algo, e sentir-se ansioso(a) ou frustrado(a) quando não é possível comprar.

  • Compras como regulação emocional

A compra online passa a ser uma maneira de lidar com emoções desconfortáveis, como a solidão, a ansiedade ou o tédio. A compra surge como estratégia distratora e de evitamento, que promove um alívio temporário do desconforto experienciado.

  • Culpa e arrependimento

Logo após a compra, pode surgir uma sensação de culpa, vergonha ou arrependimento, mas ainda assim, não se consegue evitar repetir o comportamento.

  • Endividamento

Mesmo sabendo que as compras estão a causar um dano financeiro, a pessoa continua a adquirir produtos, aumentando dívidas no cartão de crédito e compromissos financeiros que não consegue honrar, podendo inclusivamente endividar elementos da família para perpetuar o vício.

IMPACTO PSICOLÓGICO E EMOCIONAL

O vício em compras online pode ter efeitos devastadores na vida pessoal e financeira, além de impactar profundamente a saúde mental. A oniomania está frequentemente associada a outros transtornos, como ansiedade, depressão e distúrbios de controlo de impulso. Muitas das pessoas com compras compulsivas relatam sentir-se presas num ciclo vicioso: compram para aliviar emoções desconfortáveis, mas as consequências dessas compras geram ainda mais stress e ansiedade, com o agravamento da culpa e vergonha.

Este ciclo de comportamento pode ser comparado a outras formas de dependência, como a de substâncias ou o vício em jogos. O prazer imediato da compra é seguido por sentimentos desagradáveis, que alimentam a necessidade de comprar novamente para obter um alívio. Com o tempo, o comportamento compulsivo pode gerar isolamento social, danos na dimensão profissional, perda de controlo financeiro e crises conjugais e familiares, uma vez que o comprador compulsivo muitas vezes oculta as suas compras e dívidas dos mais próximos.

Leia o artigo completo na edição de outubro 2024 (nº 353)