Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas

No Dia Mundial das Leguminosas, 10 de fevereiro, a empresa portuguesa Snood Foods partilha cinco maneiras de incluir este alimento alternativo na alimentação diária.

Para assinalar o Dia Mundial das Leguminosas, que se celebra a 10 de fevereiro, a Snood Foods, criadora dos primeiros snacks portugueses feitos deste alimento, dá dicas sobre como diversificar a alimentação das famílias portuguesas e aumentar o consumo de ingredientes nutritivos como o feijão, as ervilhas, o grão de bico e as lentilhas.

Em termos nutricionais, as leguminosas são alimentos extremamente completos que apresentam vários benefícios para a saúde. Além de serem uma excelente fonte de proteína e fibra e nos fornecerem diversos minerais e vitaminas, a sua inclusão na dieta está associada à redução do colesterol LDL e à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Dado que, de acordo com os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o consumo estimado de leguminosas dos portugueses está abaixo do recomendado, (o dia alimentar corresponde apenas a 0,6%, quando deveria ser de 4%), a Snood Foods apresenta cinco formas saudáveis de consumir leguminosas:

  1. Em sopas – juntar as leguminosas à base de uma sopa confere-lhe uma maior riqueza nutricional, dá textura e é ainda uma forma de as consumir sem dar por isso.
  2. Em pastas – pastas como o famoso húmus de grão de bico podem ser facilmente preparadas triturando e envolvendo a leguminosa, alho e azeite, sendo que é uma ótima escolha para uma entrada, bem como para um lanche diferente.
  3. Diretamente da lata – leguminosas cozidas, seja feitas em casa ou em lata, abrem um mundo de opções na cozinha, podendo acompanhar pratos tradicionais ou pratos mais exóticos como caril ou guisados: basta abrir o frasco e juntar ao cozinhado.
  4. No forno – seja grão de bico, ervilha, ou feijão, é possível tornar as leguminosas crocantes como pipocas, levando-as ao forno. Basta por os alimentos numa travessa, temperar com especiarias a gosto (noz moscada, caril, cominhos, entre outras), e colocar no forno cerca de 15 a 20 minutos.
  5. Em snacks – os snacks saudáveis feitos 100% à base de leguminosas surgiram para promover um consumo rápido e conveniente, em qualquer lugar, seja no trabalho, na escola ou em casa. Sabores como grão-de-bico com sal, ervilha com sal, feijão com manga e pimentão e grão-de-bico com tomate e orégãos são opções já oferecidas pela portuguesa Snood Foods.

Pelo seu teor em fibra, as leguminosas aumentam ainda a saciedade, podendo auxiliar a perda de peso e estão, ainda, associadas à diminuição de alguns tipos de cancro, inclusive o cancro colorretal. Neste sentido, as entidades de saúde recomendam que por dia se ingira 25 a 50 gramas de leguminosas.

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