Estão abertas as candidaturas às bolsas Nacional e Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota, atribuídas pela Biocodex Microbiota Foundation, no valor total de 225 mil euros. O tema escolhido para os projetos candidatos à edição 2022-2023 da Bolsa Nacional é a “Microbiota na saúde mental e no envelhecimento”. O prémio, de 25 mil euros, visa distinguir o melhor trabalho de investigação na área da Microbiota realizado por clínicos/investigadores de instituições científicas e tecnológicas portuguesas (instituições académicas, centros de investigação, hospitais, unidades de saúde, etc.).

As candidaturas devem ser enviadas, até ao dia 16 de dezembro de 2022, para o endereço de e-mail: bolsamicrobiota@biocodex.pt

Os projetos vão ser avaliados por um júri independente constituído pelos quatro membros do Comité Científico da Biocodex Microbiota Foundation em Portugal e devem ter uma duração máxima de 18 meses. O vencedor será informado pelo Presidente do júri até um mês antes da concessão da bolsa de estudos. Consulte o regulamento e o formulário.

O prazo para a entrega de candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota termina no próximo dia 30 de novembro e tem como tema “os novos metabólitos derivados de microbiota e seu impacto funcional na mucosa intestinal”. Ao prémio, no valor de 200 mil euros, podem candidatar-se, segundo o regulamento, médicos e investigadores de todos os países, incluindo de Portugal, independentemente da especialidade médica.

Prémio Henri Boulard – Candidaturas abertas até 15 de setembro

Estão também abertas, até ao próximo dia 15 de setembro, as candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Henri Boulard de Saúde Pública, atribuído pela Biocodex Microbiota Foundation (BMF). Este ano, o Prémio tem um valor de 30 mil euros, repartido de forma equitativa pelos três projetos mais inovadores na melhoria das condições de saúde pública em doenças relacionadas com o desequilíbrio da microbiota intestinal humana. Destina-se exclusivamente a projetos desenvolvidos em alguns países subdesenvolvidos da Ásia, África e da América Latina.

O júri vai avaliar projetos que tenham um impacto positivo na saúde a nível local, por exemplo, por meio da educação e consciencialização em saúde, novas infraestruturas, projetos agrícolas ou de purificação de água. Os candidatos têm de ser profissionais de saúde e o projeto deve ser submetido em nome de uma associação, organização de pesquisa, hospital ou instituição.

O Prémio é uma homenagem ao cientista francês Henri Boulard, que conseguiu identificar e isolar a estirpe única Saccharomyces boulardii CNCM I-745, o que tem permitido, desde então, salvar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Consulte aqui o regulamento, o prazo e o formulário para as candidaturas.

Sobre a Bolsa Nacional de Investigação

A Bolsa Nacional para Projetos de Investigação foi criada em 2019 e coincidiu com a chegada da farmacêutica Biocodex a Portugal. Com um valor de 25.000€, esta bolsa tem como objetivo distinguir o melhor trabalho de investigação em Microbiota realizado por clínicos/investigadores a trabalhar em instituições científicas e tecnológicas portuguesas (instituições académicas, centros de investigação, hospitais, unidades de saúde, entre outras).

Bolsas atribuídas

Edição 2019-2020
Projeto “Espondilartrite e Artrite Reumatoide, o papel da microbiota na eficácia da terapia biológica”, da autoria da Prof.ª Doutora Ana Faria e do Prof. Doutor Fernando Pimentel-Santos, ambos da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Edição 2020-2021
Projeto PRIMING, que tem como objetivo compreender o impacto da obesidade materna na ativação e estimulação do sistema imunitário da criança induzido pela microbiota intestinal ao longo do primeiro ano de vida, da autoria de uma equipa de investigadores do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto.

Edição 2021-2022
Projeto de investigação Mycobiota homeostasis under the regulation of adenosine receptors as pivotal players in obesity, de uma equipa liderada pela investigadora Teresa Gonçalves, da Faculdade de Medicina de Coimbra.

Biocodex Microbiota Foundation
A missão da Biocodex Microbiota Foundation (BMF) é a promoção da pesquisa em microbiota e da sua interação com várias patologias. Reconhecendo a importância da Microbiota na promoção do bom funcionamento do intestino, a BMF apoia a sua pesquisa através de subsídios concedidos a projetos que investiguem a implicação da microbiota na saúde humana.