Se quer que todos os seus órgãos funcionem corretamente, pode e deve dar uma ajuda. Como? Com a ingestão dos alimentos que os protegem e auxiliam. Aqui deixamos uma lista dos alimentos dos quais não deve prescindir. Todas as partes do seu corpo vão agradecer-lhe, proporcionando-lhe uma saúde de ferro.
APARELHO DIGESTIVO
Após o processo de digestão no estômago, os alimentos passam para o intestino delgado, local onde a pasta alimentícia se decompõem em vários nutrientes, seguindo para a circulação sanguínea, a qual se encarrega de reparti-los pelos vários tecidos. Os resíduos passam para o intestino grosso, cuja missão é a de absorver a água e espessar as fezes para a excreção.
Tudo o que chega ao intestino grosso deve ser humedecido, caso contrário sofre-se com problemas de obstipação.
Aliados
- Fibras: ajudam a combater a obstipação, facilitam a assimilação das gorduras e diminuem o risco de sofrer de cancro do estômago e de hemorroidas. Coma cereais integrais, leguminosas, frutas e verduras.
- Ácido fólico: previne o cancro do cólon e da próstata. Coma legumes de folha verde, feijões, gérmen de trigo e espargos.
- Cálcio: reduz o risco de cancro do cólon. Coma produtos lácteos (sobretudo iogurtes) e sardinhas em conserva.
- Vitamina A e C: reduzem o risco de cancro da boca, laringe e esófago.
- Água: beba, pelo menos, 2 litros de água por dia, para ajudar o trânsito intestinal.
EVITE OS INIMIGOS
- Evite alimentos industriais, que contêm muitos aditivos e gorduras, os quais dificultam a digestão.
- Evite os alimentos fumados e mal curados, pois aumentam o risco de cancro do estômago.
- Não ingira alimentos muito frios ou muito condimentados.
Ajuda extra
- Roseira-brava, anis-verde, salgueiro e arando combatem a diarreia.
- Funcho e malva combatem a obstipação.
- Erva-luísa, camomila, poejo e funcho são boas para a digestão.
- Malva e camomila evitam a acidez gástrica.
CÉREBRO
O cérebro é o verdadeiro centro de operações do corpo humano. Cada um de nós nasce com cerca de 100.000 milhões de células cerebrais (neurónios), mas não é este exército que faz com que o cérebro seja superior ou mais potente que os computadores, mas sim a quantidade de conexões existente entre essas células.
Quando este órgão falha, os resultados podem ir desde repetidos lapsos de memória, passando pela demência e sinais de senilidade, até à doença de Alzheimer.
Aliados
- Ácidos gordos ómega 3: previnem a formação de coágulos de sangue, que podem obstruir as artérias que irrigam o cérebro, dando origem a acidentes vasculares cerebrais. Coma salmão, cavala e sardinhas.
- Vitamina B: assegura a transmissão dos impulsos nervosos. Coma cereais integrais, legumes e carne em geral.
- Provitamina A: ajuda a combater os lapsos de memória. Coma vegetais e frutas, dando preferências aos de cor amarela, laranja e vermelha.
- Vitamina E: aumenta o fluxo de oxigenação do cérebro; o seu poder antioxidante combate a ação dos radicais livres. Além disso, reduz o risco de padecer de hemorragias cerebrais. Ingira óleos de frutos e sementes, gema de ovo e gérmen de cereais.
- Vitamina C: os seus antioxidantes evitam a perda de memória. Coma laranja, limão e kiwi.
- Alimentos ricos em fósforo, magnésio, iodo, cobre e selénio: aumentam a agilidade mental. Coma peixe, frutos secos, produtos lácteos, cereais integrais, legumes, marisco e sal.
OS MELHORES ALIMENTOS
- Açúcar: estimula a libertação de acetilcolina, um neurotransmissor que desenvolve as capacidades da memória. Isto não significa que se deva ingerir em excesso (que poderia originar amnésia): a quantidade diária ideal para que o cérebro funcione a 100 por cento é de 4 a 5 colheres. Também pode recorrer a outros alimentos ricos em glucose, como o mel ou as uvas, que são igualmente uma fonte de vitaminas e minerais. O chocolate, em particular, estimula a atividade intelectual.
- Azeite e alho cru: ajudam a evitar as falhas de memória.
- Lecitina da soja: o seu elevado teor de fosfatidilcolina favorece a interconexão dos neurónios e melhora a capacidade de memória.
- Sementes de sésamo: são ricas em lecitina e apropriadas para situações de grande esforço intelectual.
Ajuda extra
- Ginseng: melhora a memória.
- Alecrim: estimula as funções cerebrais.
- Menta: tónico nervoso.
- Anis: fortalece o sistema nervoso
- Manjericão: muito utilizado entre os estudantes, como aromaterapia, já que desperta a memória.
CORAÇÃO
O sistema cardiovascular transporta o sangue ao coração, a partir do qual é bombeado para os pulmões e, depois, para todo o corpo, carregado de oxigénio e nutrientes e livre de toxinas.
Quando se sofre de arteriosclerose ou doença coronária, as artérias que levam o sangue ao coração ficam obstruídas com placas, podendo, inclusive, resultar em ataque cardíaco.
Aliados
- Vitamina A: protege das doenças coronárias. Coma cenouras, damascos, espinafres, tomates e uvas.
- Vitamina C: como antioxidante que é, previne a oxidação das gorduras, responsáveis pela formação de placas nas artérias. Coma brócolos, citrinos e kiwis.
- Vitamina E: favorece a circulação sanguínea. Coma: azeites e óleos de frutos e de sementes, gema de ovo e gérmen dos cereais.
- Magnésio: protege de possíveis coágulos sanguíneos. Coma feijão-verde, milho, brócolos, cenouras e couve-flor.
- Ácidos gordos ómega 3: protegem da arteriosclerose. Coma peixes gordos.
OS MELHORES ALIMENTOS
- Brócolos: o seu elevado teor em vitamina C e potássio e a quase total ausência de gordura mantém afastadas as patologias cardiovasculares.
- Chocolate: o seu conteúdo em polifenol torna o sangue mais fluido e diminui o risco de tromboses.
- Alho: é um aliado do coração. Promove a circulação sanguínea e reduz o colesterol.
- Tomate: o licopeno combate a arteriosclerose.
- Uvas: ricas em polifenol, reduzem as doenças cardiovasculares.
Ajuda extra
A erva-cidreira e a flor de laranjeira, em infusão, combatem as arritmias.
Leia o artigo completo na edição de outubro 2022 (nº 331)