O primeiro congresso dedicado à saúde da pele das pessoas que passam por um diagnóstico de um cancro – o Onco.Skin – vai realizar-se nos dias 3 e 4 de março de 2023, em Lisboa, e pretende esclarecer todas as dúvidas relacionadas com os cuidados de pele em doentes oncológicos, bem como desmitificar alguns mitos existentes.
O I Congresso de Skincare, Estética e Dermocosmética (Onco.Skin) tem como objetivo abordar a saúde da pele após um diagnóstico de cancro, desde os cuidados diários à patologia, de uma forma holística e verdadeiramente multidisciplinar.
O congresso será dirigido a profissionais de saúde de várias áreas (médicos de oncologia, radioncologia, dermatologia, medicina estética, cirurgia e medicina geral e familiar; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas), doentes e seus cuidadores.
O Onco.Skin, que tem como mote «A pele não é vaidade, é saúde!”, está a ser organizado pelo AIM CANCER CENTER , um centro que pretende promover os cuidados de saúde e estilos de vida nos doentes oncológicos. Trata-se de um projeto inovador e único no País, criado por uma médica oncologista, que pretende dar acesso aos melhores cuidados de suporte em oncologia complementares aos tratamentos hospitalares a todos os que passam por um diagnóstico de cancro, independentemente da sua localização geográfica.
Em Portugal, existem atualmente mais de 500 mil sobreviventes oncológicos, dos quais se estima que mais de 90% sofram alterações na pele e cabelo. No entanto, a formação e informação disponível tanto para profissionais de saúde como para doentes sobre estes temas é escassa, o que leva a que estas alterações tenham um grande impacto na vida de quem passa por um cancro, tanto a nível físico como mental.
O Onco.skin visa reunir profissionais de saúde e doentes em palestras, workshops e mesas redondas para promover a literacia sobre os cuidados com a pele após um diagnóstico de cancro e, assim, impactar a qualidade de vida de todos os que passam por ele.
A revista SAÚDE E BEM-ESTAR é Media Partner deste evento.