A Couto uniu-se à PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase para lançar uma campanha de sensibilização sobre o impacto social da psoríase. De 29 de outubro até ao final de 2024, na compra de qualquer Pasta Dentífrica Couto, 10% de todas as vendas online e na loja física vão reverter para a associação, com o propósito de angariar fundos, que serão usados para ajudar a concretizar o plano de atividades da PSOPortugal, que se centrará nas questões da literacia e no acesso a cuidados e tratamentos.
“As histórias mais bonitas começam todas com um sorriso”. É com esta mensagem que a Couto lança a campanha de sensibilização sobre a psoríase, uma doença inflamatória crónica que se manifesta principalmente na pele, que afeta mais de 400 mil pessoas em Portugal. Mas, apesar dos números, é uma patologia envolta em pudores sociais e desconhecimento, que, devido aos aspetos mais visíveis da doença na pele, têm um grande impacto na autoestima e saúde mental dos doentes e, consequentemente, dos seus familiares.
A psoríase pode ser um desafio não só para o doente psoriático, mas também para a sua família. Segundo dados da IFPA (International Federation of Psoriasis Associations), líder mundial no combate à psoríase, esta doença afeta entre 2% e 4% da população mundial, sendo a doença autoimune mais comum. A organização avisa que os sistemas de saúde precisam de adotar novos modelos de cuidados para lidar com a doença psoriática e outras doenças crónicas e autoimunes, por requererem cuidados a longo prazo, acesso ao tratamento, apoio psicossocial e coordenação entre diferentes profissionais de saúde.
Ainda existem muitos preconceitos e mitos em torno da psoríase. Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal, explica: “A psoríase é uma doença crónica, inflamatória, autoimune e sistémica que se manifesta principalmente na pele. É importante frisar que não é contagiosa e pode surgir em qualquer idade. Mesmo não existindo cura, existe já um conjunto de tratamentos que podem controlar os sinais e sintomas da doença, diminuindo e limpando quase totalmente as lesões e proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida do paciente. Quem tem psoríase não sofre apenas na pele, mas também na autoestima, vendo-se muitas vezes isolado ou privado de alguns contactos sociais, por decisão própria ou de outrem, e por isso ser tão importante informar as pessoas, para pôr fim à discriminação.”
A campanha arranca no dia 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase. Ao longo do dia vão ser distribuídas amostras da icónica Pasta Dentífrica Couto e materiais informativos da campanha, na loja da marca, na Rua de Cedofeita, no Porto.
Como parte da campanha, será ainda realizado um workshop em parceria com o Coletivo Transformar – um coletivo de profissionais de saúde mental que trabalha de forma integrada –, no dia 23 de novembro, no Boavista Business Center, no Porto. Este workshop tem o intuito de ajudar a desmistificar a doença, mas também criar espaço para um diálogo produtivo sobre o impacto emocional e social da psoríase.