Nos meses de julho e agosto, a marca Chicco incentiva a “Uma Compra com o Dobro do Amor” com o projeto de responsabilidade social que irá apoiar a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), através da doação de material especializado que vai permitir uma diferenciação desta unidade na assistência aos bebés grandes prematuros – que nascem antes das 32 semanas de gestação. A atriz Sara Matos é, este ano, a madrinha do Projeto.

 

Em 2023, o projeto de responsabilidade social Chicco Dá Vida celebra o seu 17º ano com a mensagem “Uma Compra com o Dobro do Amor”. Entre julho e agosto, 1% das vendas das lojas Chicco revertem para apoiar a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que serve mais de 550 mil habitantes dos concelhos de Amadora e de Sintra. Pelo segundo ano consecutivo, a atriz Sara Matos volta a juntar-se à Chicco como madrinha deste projeto.

O projeto Chicco Dá Vida nasceu em 2006 com a missão de apoiar os serviços de Neonatologia de hospitais e maternidades portuguesas, através da doação de material especializado e tão necessário às suas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, e a todas as famílias e bebés que por lá precisam de passar. Até ao momento, a marca já está presente, embora de forma indireta, em mais de 30 hospitais e maternidades.

Em 2023, as verbas da campanha Chicco Dá Vida permitirão equipar o Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca com dois equipamentos altamente diferenciados: um aparelho de hipotermia terapêutica, que irá contribuir para uma promoção da diferenciação da unidade de Neonatologia e contribuir para a qualidade de vida dos recém-nascidos com asfixia perinatal, que não necessitarão de ser transferidos para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde, e um avançado aparelho de fototerapia intensiva, que reduz o número de horas de terapêutica que é necessário aplicar ao recém-nascido, contribuindo assim, de forma indireta, para a promoção do aleitamento materno.

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca é uma unidade de apoio perinatal diferenciada que admite cerca de três centenas e meia de recém-nascidos anualmente, e que presta todas as técnicas e tratamentos do intensivismo neonatal, com exceção da hipotermia. Com a campanha Chicco Dá Vida, esta valência passará a estar também integrada, afirmando-se a nível nacional e ao nível da excelência e integração dos cuidados prestados.

Em 2022, nasceram na Maternidade do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca 2680 bebés. Mais de dez por cento destes recém-nascidos nasceram prematuros – 272 nasceram com idade gestacional inferior a 37 semanas. Destes, 90 foram “grandes prematuros”, com idade gestacional inferior a 32 semanas.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca tem uma taxa de prematuridade superior à média nacional. Segundo um estudo partilhado pela PORDATA 2019, em Portugal, nascem todos os dias 17 bebés prematuros, sendo um dos países da Europa com a mais elevada taxa de prematuridade, apresentando um registo anual de 8% de partos antes das 37 semanas de gestação. Muitos destes bebés são, num primeiro momento, acompanhados e tratados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, podendo chegar a estar mais de três ou quatro meses internados nestes espaços.

Para a atriz Sara Matos, “É um prazer poder acompanhar de perto e fazer parte deste projeto pelo segundo ano consecutivo. Ser mãe muda naturalmente a nossa perspetiva em relação a muitos temas, e a sensibilidade de partilhar mais amor com o próximo é um deles. Deixa-me muito feliz poder continuar a ajudar a fazer a diferença na vida de tantas famílias e bebés”.