77 dicas práticas de beleza

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A beleza é um assunto importante. E são tantas coisas que precisamos saber, que resolvemos compilar as melhores dicas para que tenha sempre à mão as informações essenciais.

 

  1. Relaxe o corpo e a mente

O stress é um vilão que tanto ataca a sua saúde como a sua beleza: ele acelera o processo de envelhecimento e deixa a pele sem brilho. A solução é procurar momentos de relaxamento, para combater a rotina quotidiana. Faça meditação, acenda velas e incenso, leia bons livros, reserve tempo para cuidar de si, ponha a conversa em dia com as amigas, veja um filme… Tudo o que puder fazer para descansar a mente e relaxar o corpo é positivo.

  1. Bom descanso

A quantidade de horas que cada um deve dormir depende do ritmo de cada organismo, mas o que é importante é garantir a qualidade do sono. Adquira boas rotinas antes de ir para a cama.

  1. Banho de beleza

O banho é fundamental para a higiene, claro, mas também relaxa, refresca e ajuda a cuidar da beleza. Para tornar o momento ainda mais especial, acenda velas e use óleos essenciais com propriedades relaxantes. Pode verter três gotas diretamente na banheira e a água quente irá encarregar-se de exalar o aroma pelo ambiente.

  1. Evite o banho muito quente

O banho com água excessivamente quente seca a pele e deixa-a sem brilho. O ideal é um duche de água morna.

  1. Duche frio

Finalize o seu banho com um duche frio, pois esta prática ativa a circulação e oxigena os tecidos.

  1. Óleos essenciais

Os óleos essenciais são ótimos aliados da beleza, já que atuam tanto pelo aspeto sensorial como pela ação dermatológica direta. O óleo de semente-de-uva tem ação antioxidante; o da árvore-do-chá tem propriedades antiacne; o de gergelim é anticelulítico; já os óleos de gerânio e cipreste estimulam a circulação sanguínea.

  1. Dieta certa

A regra número 1 é reduzir os alimentos com excesso de gorduras e açúcar, pois estes nutrientes, quando não utilizados sob a forma de energia, são armazenados no corpo como reserva, originando os depósitos de gordura localizada.

  1. Inclua fruta na sua alimentação diária

As frutas refrescam, contêm as vitaminas, dão energia e ajudam a manter a forma. Algumas, inclusive, atuam no combate ao envelhecimento, como os citrinos ou os frutos vermelhos, ricos em princípios ativos antioxidantes.

  1. Chás antioxidantes

A moda começou com o chá verde, rico em substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres. Em seguida, veio o chá branco (que contém mais antioxidantes) e o vermelho (que diminui os níveis de colesterol). Por isso, aposte no chá e experimente todas as variedades.

  1. Tome suplementos

Muitas vezes, não conseguimos praticar uma alimentação equilibrada que permita adquirir todos os minerais e vitaminas de que necessitamos. A pensar nesta realidade dos nossos dias, surgiram os suplementos multivitamínicos e minerais, que devem fazer parte de um plano personalizado e supervisionado pelo médico ou nutricionista.

Leia o artigo completo na edição de março 2016 (nº 259)

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