Qual o perfil típico das pessoas que dificilmente prosperam na sua carreira profissional? Descubra aqui.

Todos gostamos de pensar em nós próprios como profissionais exemplares, mas há uma realidade incontornável: enquanto algumas pessoas parecem subir de escada rolante até ao topo da carreira, há outras cujo crescimento profissional não evolui da forma desejada.

Se sente que está a estagnar e não consegue subir os degraus que deseja na sua carreira de trabalho, é provável que reúna as características de um dos sete perfis-tipo que nunca prosperam em ambiente laboral.

Conheça esses perfis e os passos que pode dar para modificar algumas posturas e prosperar na carreira profissional. E nestes arquétipos vai reconhecer que são essencialmente as soft skills que pesam a seu (des)favor: trabalhar em equipa é saber constantemente interagir com os outros.

1. O INSEGURO

O seu baixo nível de autoconfiança pode ser o traço de personalidade que está a atrasar e a dificultar o seu crescimento profissional. A insegurança e a falta de autoestima podem ter um grande impacto na sua carreira.

DICA – Vê-se retratado nesta descrição? Se duvidar frequentemente de si próprio no trabalho, terá de silenciar a sua crítica interior e deixar de pedir desculpa pelos erros detetados.

Se duvida de si próprio, catalogue as suas realizações, para que possa ver com os seus próprios olhos as áreas em que foi bem-sucedido. A recolha de provas concretas das suas realizações profissionais pode melhorar a confiança.

2. O INTRIGUISTA

Ninguém gosta de intriguistas, mas a realidade é que todos os escritórios têm alguns. No entanto, a divulgação de rumores sobre colegas de trabalho pode ter grandes repercussões. Os mexericos no trabalho prejudicam as relações, não as constroem.

DICA – Ninguém vai confiar num bisbilhoteiro, o que significa que a sua reputação no local de trabalho irá sofrer. Sair do moinho de bisbilhotices e maledicência do escritório permitir-lhe-á reparar relações com colegas que tenha ofendido.

3. O HIPERSENSÍVEL

Tem dificuldade em aceitar críticas construtivas? Está longe de estar sozinho, mas o feedback construtivo destina-se a ajudá-lo, não a magoá-lo, e pode ser uma ferramenta valiosa para o seu crescimento profissional. Por conseguinte, é necessário desenvolver uma pele espessa que o impeça de ser daquelas pessoas que nunca prosperam no trabalho por causa disso.

DICA – As pessoas que crescem na sua carreira profissional tiveram, provavelmente, muitas críticas e nem todas positivas, ao longo do seu percurso. Muito frequentemente, as pessoas hipersensíveis são as suas piores críticas, e isso pode dificultar a aceitação do feedback que recebem.

Por isso, terá de aprender a silenciar a sua crítica interior, ouvir realmente o que a outra pessoa está a dizer, por muito desconfortável que isso o possa fazer sentir, e criar um plano de ação sobre como se está a sair no trabalho.

4. O SEGUIDOR

Se acredita mais no julgamento dos outros do que no seu próprio, para o guiar nas iniciativas de trabalho, é melhor preparar-se para assumir que o seu chefe irá escolher outro colega na hora de promover alguém da equipa. Seguramente, alguém a quem sabe que pode recorrer e que mostre iniciativa.

DICA – Chegar-se à frente é estabelecer-se como líder. Independentemente de estar ou não numa posição de gestão, mostrar capacidades de liderança ajuda-o a ganhar visibilidade dentro de uma organização, o que pode levar a mais oportunidades de progresso.

A sua melhor abordagem é criar oportunidades que o ajudem a diferenciar-se dos seus colegas de trabalho, em vez de os seguir. Para ganhar visibilidade, considere assumir um papel de liderança num comité na sua organização.

Precisa de construir primeiro a sua confiança? Comece a falar durante as reuniões da equipa e ofereça-se para liderar um projeto. Não se desvaneça no grupo.

5. O PERFIL DE BAIXO RENDIMENTO

Para promover o seu crescimento profissional, terá de melhorar o seu desempenho.

DICA – A chave para melhorar a qualidade do seu trabalho é obter um feedback construtivo do seu gestor direto sobre a identificação de áreas problemáticas. Descubra porque não está a corresponder às suas expetativas.

Se o seu chefe adotar uma abordagem mais descontraída em relação à gestão, terá de solicitar ativamente o seu feedback, para passar de um desempenho baixo para um desempenho acima do normal.

6. O SABE-TUDO

O sabe-tudo é a primeira pessoa a avaliar qual deve ser o orçamento mensal, quantos artigos a publicar no blogue da empresa ou como lidar com um cliente difícil. Contudo, estes perfis também podem ser extremamente difíceis de trabalhar, porque não gostam de receber feedback e pensam que têm todas as respostas. Acabam por ser pessoas que dificilmente prosperam no trabalho.

DICA – Soa-lhe familiar? Antes de dar a sua opinião, faça uma pausa e ouça o que os outros estão a dizer. Deve permanecer aberto à colaboração e considerar as opiniões de outras pessoas.

7. O CAPACHO

Está farto de ser pisado pelos seus colegas e chefias? Deixar os seus colegas tratá-lo desta forma pode dificultar a sua seleção para uma promoção, mesmo que seja a pessoa mais qualificada para o trabalho que desempenha.

DICA – A maioria dos “capachos” são, pelo menos parcialmente, responsáveis pelo seu estatuto de pisoteado. Identifique as razões pelas quais está a ser pressionado: está a evitar conversas difíceis ou a deixar que outros fiquem com os louros do seu trabalho?

TEMPO DE MUDAR

Saber progredir na carreira profissional inclui reconhecer quando está na hora de sair de um mau trabalho. Sente-se como se estivesse a ser passado por cima uma e outra vez, sem culpa sua? É tempo de procurar outro emprego e deixar um lugar onde se tenha tornado uma daquelas pessoas que nunca prosperam. É tempo de encontrar um empregador que valorize as suas contribuições.

Fonte: Adecco Portugal

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2022 (nº 324)