5 dicas para evitar escaldões

Com o calor a chegar, sugerimos 5 dicas para evitar escaldões durante os dias quentes de praia.

 

Com a chegada do bom tempo e das altas temperaturas, começam as saídas ao fim de semana, mais praia, mais piscina, e felizmente, as tão desejadas férias. Mas será que a população sabe proteger a sua pele para evitar escaldões? Para responder a essa pergunta, a SKIN, espaço de referência na área de cosmética e beleza, sugere 5 dicas que precisa de ter em conta durante a exposição solar:

1. Evitar exposição solar excessiva em horas de mais calor
A indicação da Direção Geral da Saúde é para evitar a exposição solar das 11 às 17 horas. É neste horário que os raios UV são mais perigosos e que podem ser mais prejudiciais para a saúde da nossa pele. Considerando que nem sempre é fácil cumprir este horário, não se esqueça de redobrar a atenção com a sua pele e consequentemente a utilização de protetor solar. .

2. Aplicar protetor solar de 2 em 2 horas
Os protetores solares são os únicos que durante a exposição conseguirão bloquear os raios mais agressivos e evitar que a sua pele fique com escaldão. Contudo, é necessário utilizá-lo de forma adequada para que façam o seu efeito. Lembre-se de aplicar protetor 30 minutos antes da exposição solar para que os filtros tenham tempo de atuar na pele e começar o seu efeito. Para além disso, deve reaplicar o protetor solar de 2 em 2 horas e sempre que for ao banho ou transpirar.

3. Usar a quantidade certa de protetor solar

Talvez esta seja a dica mais importante de todas para evitar os escaldões, porque não adianta aplicar protetor solar de 2 em 2 horas se não utilizar a quantidade necessária. Se usar um protetor solar em creme ou fluido, utilize 2 dedos de produto por cada zona, ou seja, 2 dedos de produto para os braços, 2 dedos para o peito, 2 dedos para a barriga e assim sucessivamente. A exceção é para o rosto e pescoço onde, além da necessidade de aplicar um protetor solar diferente, devemos aplicar a dose equivalente a 1 dedo. Se utilizar um protetor solar em spray, aplique 6 pulverizações pelo corpo e espalhe de forma uniforme.

4. Tomar um suplemento com antioxidantes
Fazer apenas proteção tópica com a utilização de protetores solares é coisa do passado! Cada vez existem mais suplementos alimentares para fazer durante o Verão para proporcionar um reforço antioxidante e reduzir a sensibilidade da pele ao sol. Tratando de dentro para fora, estes suplementos são geralmente ricos em vitamina E e betacaroteno ou derivados para tornar a pele mais resistente à exposição solar. Apesar de serem regularmente vistos como bronzeadores, a verdade é que são bem mais do que isso! É verdade que a pele fica mais facilmente bronzeada e que o bronzeado é mais uniforme e duradouro, mas, para além disso, a pele também fica mais protegida e saudável.

5. Manter a pele hidratada
É importante manter a pele fresca durante a exposição solar e a melhor forma de conseguir isto é beber muita água e abusar da utilização de água termal. No final do dia, lembre-se de aplicar um after-sun adequado para que a pele se mantenha hidratada e consiga recuperar das agressões externas. Só assim será possível evitar a pele de esfolar!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here