O YOGA FACIAL É O COMPLEMENTO PERFEITO PARA OS TRATAMENTOS DE BELEZA HABITUAIS. ESTES EXERCÍCIOS TONIFICAM OS MÚSCULOS, RELAXAM A TENSÃO E AUMENTAM O FLUXO SANGUÍNEO, AJUDANDO A COMBATER A AÇÃO DA GRAVIDADE E OS SINAIS DE ENVELHECIMENTO NO ROSTO.
O nosso rosto é constituído por 57 músculos diferentes, que se movem constantemente, mas nem sempre se exercitam. Incluir a ginástica facial na rotina diária de beleza, através de exercícios específicos de yoga, permitirá combater a ação da gravidade e os sinais de envelhecimento no rosto.
O yoga facial combina diferentes exercícios de relaxamento, compressão e massagem e, com a sua prática diária, o rosto ficará mais brilhante, saudável, elástico e firme. Estes exercícios tonificam os músculos, relaxam a tensão e aumentam o fluxo sanguíneo.
PRÁTICA REGULAR, RESULTADOS GRADUAIS
Podemos começar a praticar um minuto por dia e ir aumentando gradualmente até 10 minutos. A mudança não será visível do dia para a noite, mas a prática diária proporcionará resultados após 6 a 10 semanas.
Para começar, tudo o que precisamos são as nossas mãos e um espelho. Os exercícios devem ser realizados devagar e idealmente à noite, após remover a maquilhagem e antes de aplicar outros cosméticos. Este ritual ajudará a relaxar a tensão acumulada durante o dia e permitir que os cosméticos sejam melhor absorvidos.
Destacamos alguns exercícios fáceis de integrar na rotina:
1. Exercícios para a testa
Coloque os dedos no centro da testa e deslize-os para os lados. Repita três vezes. Com este exercício, irá melhorar a circulação, promover o aumento da elastina e do colagénio e ainda libertar tensões que podem causar rugas profundas.
De seguida, coloque os dedos indicadores na ponta exterior das sobrancelhas e abra os olhos, esticando as sobrancelhas. Mantenha durante cerca de 10 segundos e repita mais algumas vezes.
Por fim, belisque suavemente as sobrancelhas de dentro para fora.
2. Exercícios para a zona dos olhos
Faça a forma dos óculos com os dedos polegares e indicadores. Coloque-os no contorno e pressione a pele. Mantenha esta tensão e pestaneje 10-20 vezes. Relaxe e repita mais duas vezes.
Para eliminar os pés de galinha, coloque os dedos nas têmporas, tentando alcançar o topo das orelhas. Em seguida, abra a boca e mova o maxilar da frente para trás. Mantenha a tensão durante 10 segundos e relaxe.
Outro dos exercícios muito utilizados para o contorno dos olhos é o “V”. Faça esta forma com dois dedos e coloque-os de ambos os lados dos olhos, enquanto exerce uma leve pressão. Olhe para cima e force o estrabismo. Relaxe e repita mais cinco vezes. Quando terminar, feche bem os olhos e aguarde 10 segundos.
3. Exercício para as maçãs do rosto e bochechas
Para realçar as maçãs do rosto, inspire e sopre lentamente, dando toques suaves com as pontas dos dedos nas bochechas. Relaxe e repita mais nove vezes.
Depois, rode os lábios para a direita, para que puxem o osso do rosto esquerdo e faça a mesma operação ao contrário. Pode intensificar este exercício abrindo a boca o mais possível e forçando todos os músculos à volta dos lábios. Ao mesmo tempo, serre os dentes e faça caretas com os lábios.
4. Exercícios para o pescoço
Olhe em frente. Vire a cabeça para a direita, paralelamente ao seu ombro direito. Agora, incline-a para trás e mantenha a posição durante 6 a 8 segundos. Volte à posição inicial e repita para o outro lado. Faça três séries de cada.
De seguida, olhe em frente, coloque a ponta dos dedos na parte superior do pescoço e deslize-os para baixo, enquanto inclina a cabeça para trás.
Finalmente, puxe o lábio inferior para fora o mais possível, enquanto coloca os dedos na clavícula. Mantenha a posição durante quatro respirações profundas.
5. Exercícios para a zona do decote
Incline a cabeça para trás, aperte os lábios e coloque o lábio inferior sobre o lábio superior. Note como os músculos do pescoço ficam tensos e traga a cabeça até ao peito. Respire fundo. Faça este exercício três vezes.
Leia o artigo completo na edição de janeiro 2022 (nº 323)